Protesto

Motoristas e cobradores preparam mais uma manifestação. Será na quinta-feira (14), em frente à rodoviária. Categoria vai mais uma vez cobrar a volta do transporte coletivo e lutar pela manutenção dos empregos. “E convidamos a população que está sofrendo sem ônibus para que nos ajude”, convoca Clésio Fernandes, o Buba, presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores. Em entrevista à Massa FM, ele lembrou que no próximo mês boa parte dos 900 colaboradores podem ser demitidos. “As empresas não vão conseguir suportar mais um mês sem atividades. A geladeira dos trabalhadores já está vazia, agora nossa luta é pelos empregos. Queremos pressionar o governador para tentar sensibilizar ele”.

A Justiça

Buba também reclamou da Justiça, que tem recusado o pedido das empresas para a volta às atividades. “Quando a gente faz uma greve não pode parar porque é serviço essencial. Agora não pode trabalhar, agora deixou de ser emergencial”.

Na Capital

Também na quinta-feira, uma comitiva da região vai até Florianópolis para conversar com o secretário de infraestrutura. “A pauta é a mesma. Vamos tentar mostrar ao secretário que o transporte pode ser retomado e que ele é fundamental para a manutenção dos empregos e a movimentação da economia”, explica o vereador Salésio Lima, que preside a Comissão de Transportes da Câmara de Vereadores.

Lucro

O grupo investigado pela Polícia Civil de Santa Catarina no caso da compra dos 200 respiradores mecânicos feita pelo Governo do Estado teria montado um esquema para faturar pelo menos 16 milhões de reais. A informação é do delegado da Deic Rodrigo Schneider, e foi dada durante entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV. Segundo o delegado, os respiradores foram negociados por um valor acima do valor de mercado e isso geraria um lucro de 100% para os envolvidos. Investigação segue e tem agora reforço da CPI na Alesc.

De costas

Dalvânia Cardoso concedeu entrevista ontem ao Joel Bernardo, na webrádio Içara, e repetiu o que já havia me dito em entrevista na Massa FM. Falou que a cidade tem crescido naturalmente, mas que segue de costas para a BR-101, tratada por ela como o grande diferencial e a grande rota para o desenvolvimento. Criticou a educação, a estrutura da educação infantil, citou a estrutura do bairro Vila Nova, e ressaltou que o grande desafio do próximo prefeito será a geração de emprego. “As pessoas vivem uma grande incerteza por conta do cenário gerado pela pandemia”. Voltou a falar também da necessidade de enxugar a máquina. “Fazer mais, com menos e com as pessoas certas no lugar certo”.

Iluminação

Dalvânia aproveitou para criticar o processo licitatório para a parceria Público Privada que vai definir uma empresa para modernizar a iluminação da cidade. “Estamos vendendo a iluminação pública da cidade por 25 anos. É o momento? Qual o custo benefício? Isso tudo precisa ser pesado também”, disparou.

O vice

“É a pergunta que mais ouço, antes mesmo de um bom dia. O vice pode vir de qualquer partido, exceto aqueles que estão alinhados com o MDB ou com o PT. Essa é a regra”.

Social

Sicredi abriu nesta segunda-feira o período de inscrições para o seu Fundo Social. Projeto vai liberar recursos para auxiliar ações em setores como saúde, educação, segurança, meio ambiente. “Essa é uma responsabilidade do Cooperativismo. Vamos apoiar os projetos que tem como foco melhorar o dia a dia da comunidade, dos bairros e da nossa região”, explica o presidente do Sicredi Regional Sul, Aloísio Westrup. As inscrições seguem até o dia 19 de junho e podem ser feitas no site do Sicredi.

Investigação

Câmara de Vereadores de Criciúma criou ontem uma comissão para investigar o contrato firmado pelo Governo de Criciúma com uma empresa para que forneceria motoristas de ambulância para a Secretaria de Saúde. “Objetivo é esclarecer todo esse processo”, explica o vereador Salésio Lima, um dos que subscreveu o pedido. O contrato entre a empresa e o governo de Criciúma já foi cancelado.

Auxílio

Governo Federal deve anunciar ainda esta semana o cronograma de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de 600 reais. A segunda parcela vai ser paga de acordo com a data de nascimento de cada beneficiado. A primeira parcela já foi paga para 94% dos beneficiados. 3,5 milhões de brasileiros ainda não sacaram o dinheiro da primeira parcela.

Afasc

Câmara de Vereadores ganha mais uma CI para apurar a gestão da Afasc. Proposta é do vereador Júlio Kaminski. Segundo ele, a intenção da comissão é tornar transparente a gestão da Afasc como caso das carnes, Praça do Céu, repasses feitos pela prefeitura e ações trabalhistas. “Está na hora de dar transparência. É responsabilidade dos vereadores”, explicou o parlamentar.

Candidato

Partido dos Trabalhadores de Forquilhinha vai ter candidato a prefeito no pleito deste ano. Nome escolhido pelo Diretório é o do atual vice prefeito Félix Hobold. “O prefeito Dimas Kammer tem sido um grande companheiro. Esse é o momento de todos os partidos lançarem seus candidatos e o PT, neste momento, está apresentando seu desejo de administrar a cidade. Vamos conversar com todos os partidos, mas neste momento estamos reivindicando a cabeça de chapa por tudo que já construímos na cidade e pela experiência que temos na gestão pública”, explica Hobold. Segundo ele, mesmo com os episódios recentes o PT segue sendo um partido forte.