Modalidade consiste em agilizar o primeiro atendimento realizado pelo Samu

Criciúma

Uma reunião com a participação de representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), prefeitura e Câmara de Vereadores, tratou da possibilidade de implantação da “motolância”, em Criciúma. O assunto foi pauta no Legislativo no início da semana.

A motolância é uma modalidade que consiste em agilizar o primeiro atendimento realizado pelo Samu. Na prática, técnicos em enfermagem se locomovem até o local do chamado de urgência em motos adaptadas, reduzindo os riscos de complicações dos pacientes.

O secretário de Saúde, Acélio Casagrande, explicou que a motolância é um programa do Ministério da Saúde (MS), que repassa um valor de R$7 mil para o custeio da equipe. A portaria Nº 2.971 de 8 de dezembro de 2008 instituiu a motolância como integrante da frota de intervenção do Samu, em toda a rede. O artigo 2º da portaria estabelece que as motolâncias sejam adquiridas pelo MS e cedidas mediante termo de doação ao Samu 192.

Os dois veículos adaptados para o atendimento custam em torno de R$90 mil. Além disso, é necessário ter os dois profissionais técnicos em enfermagem, aptos para conduzir os veículos, que passam por uma capacitação para serem incluídos na modalidade, e assim fazerem parte da equipe do Samu. “O próximo passo agora é tentar o recurso e capacitar os profissionais”, finalizou Casagrande.

O vereador Juarez de Jesus saiu animado da reunião. “Foi bem positivo. Os integrantes do Samu falaram da importância da implantação do projeto na cidade”. O parlamentar foi quem colocou o assunto em discussão na Casa Legislativa e encaminhou um requerimento ao Executivo na última segunda-feira (21), buscando informações sobre a possibilidade da modalidade vir a funcionar no Samu de Criciúma. Balneário Camboriú é uma das cidades que já implantaram a modalidade, e que inspiraram o vereador a pesquisar mais sobre o assunto. Também participou da reunião de ontem o vereador Nícola Martins.

(Colaboração de Jessica Rosso Crepaldi, do Portal Engeplus).