Diocese de Criciúma tem ampla programação neste período de reflexão

Criciúma e Região

À medida que a Sexta-feira da Paixão se aproxima, marcando o início das celebrações mais solenes da Semana Santa em 2023, Criciúma e região preparam-se para vivenciar intensamente os rituais que constituem o ápice da fé cristã. Desde o Domingo de Ramos, a Diocese de Criciúma, sob a liderança do Bispo Dom Jacinto Inacio Flach, vem realizando um período de reflexão, renovação da fé e gestos concretos de solidariedade.

Tríduo Pascal

Com a missa da Ceia do Senhor, popularmente conhecida como Lava Pés, ainda na Quinta-feira Santa, inicia-se o chamado Tríduo Pascal. Na Catedral, a missa ocorre às 20 horas. Na Sexta-feira Santa, dia de jejum e abstinência, o dia será marcado pela celebração da Paixão do Senhor, às 15 horas, e a procissão do Senhor morto durante a noite. Os dois momentos contam com a presença do Bispo Diocesano. O Tríduo Pascal da Catedral encerra-se no Sábado de Aleluia, com a celebração da Vigília da Páscoa, que terá início às 19h e também contará com a presença do Bispo Dom Jacinto.

As celebrações iniciaram com bênçãos dos ramos e procissões, simbolizando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Na Catedral São José e no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, estes rituais reuniram fiéis em manifestações de fé que precedem as missas especiais desta quinta até domingo. A inclusão de rituais como a Missa do Crisma na Quinta-feira Santa, onde óleos são abençoados e promessas sacerdotais renovadas, destaca a unidade e a continuidade da fé católica.

A Diocese de Criciúma, particularmente durante o Tríduo Pascal, enfatiza momentos de profunda espiritualidade. A missa da Ceia do Senhor e a celebração da Paixão do Senhor, acompanhadas pela presença de Dom Jacinto, convidam à reflexão sobre o amor, sacrifício e a promessa de redenção. A conclusão dessas celebrações ocorre com a Vigília Pascal, uma vigília de luz, palavra, água e eucaristia, marcando a passagem da morte para a vida em Cristo.

Domingo da Ressurreição

O Domingo da Ressurreição, com missas ao longo do dia na Catedral, reafirma a alegria da fé cristã na vitória de Jesus sobre a morte. Este dia representa não apenas o fim da Semana Santa, mas também um novo começo, cheio de esperança e renovação.

Quatro missas celebram o Domingo da Ressurreição na Catedral: às 8h, 10h (presidida por Dom Jacinto), 17h e 19 horas. Tanto para o Domingo da Páscoa como para todas as outras celebrações que antecedem a data, as paróquias da Diocese têm programações próprias para missas, procissões e vigília. Por isso, a recomendação aos fiéis é para que procurem essas informações nas secretarias paroquiais, por telefone ou também nas redes sociais.