Murialdo contesta Hélio Costa e apresenta nota de esclarecimento

161

Prefeito de Içara chegou a dizer em entrevista de rádio que deputado está divulgando “fake news”

O deputado federal Hélio Costa (Republicanos-SC) por mais de uma vez afirmou que o município de Içara era o mais endividado de Santa Catarina. Em passagem pelo município na semana passada comentou novamente e o fato foi reiterado nas redes sociais pelo vereador Eduardo Zata (PP).

Zata escreveu: “Parece ser um eterno mimimi de oposição, mas, não é. Há meses venho me preocupando com os números exorbitantes no que tange os empréstimos feitos pelo governo municipal de Içara. Nos últimos dias o Deputado Federal Hélio Costa, do PRB, afirmou que Içara é a cidade mais endividada de todo o estado de Santa Catarina, dando ainda mais voz à nossa preocupação”.

Ele segue denunciando os seguintes dados:

“São oito contratos de financiamentos realizados entre os anos de 2012 e 2018, por tanto, nas duas gestões do atual prefeito (eleito primeiro pelo PT e atualmente pelo MDB). Tais contratos possuem um período de amortização que variam de 96 a 240 meses. Totalizando o valor de R$ 89.001.575.13. Somados a estes contratos, a Prefeitura ainda possui a dívida de parcelamentos de INSS e IçaraPrev, ambos acumulando 4 meses.

O sistema de CAPAG, que é a Capacidade de Pagamento, do Tesouro Nacional, usa de indicadores para classificar a situação fiscal dos Entes Subnacionais (Estados e Municípios). Os indicadores são: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Na classificação CAPAG, que é de “A” a “D”, Içara ficou com o “C”, o que indica os riscos de pagamento das despesas atuais e até o comprometimento da capacidade financeira para adquirir novos financiamentos. Só por essas informações já teríamos um alerta enorme, e lamentável, da situação. Mas, não para por aí. Há ainda a intenção de mais um empréstimo de R$ 30.000.000,00, leia-se TRINTA MILHÕES DE REAIS”.

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon não gostou da alusão, a que considerou “fake News”. Na rádio Som Maior FM, ontem, reclamou das referências e, à tarde, via nota de esclarecimento, encaminhou à imprensa argumentos para rebater o deputado e o vereador.

Diz a nota:

Em relação às informações sobre um possível endividamento de Içara, o Governo de Içara vem a público esclarecer que:

1 – Se Içara consegue captar recursos junto à Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil é porque a capacidade de investimento e pagamento do Município comporta tais investimentos.

2 – Todas as operações para esses investimentos são previamente autorizadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Fazenda, responsável por analisar e autorizar todo e qualquer investimento da Caixa e do Banco do Brasil. O órgão conta com um quadro técnico da mais alta qualidade, se esse quadro técnico autorizou esses investimentos, é porque Içara está numa condição excepcional para captar esses recursos.

3 – Todos esses recursos resultam em investimentos em obras de infraestrutura, sendo que os proprietários dos imóveis lindeiros às ruas que receberam melhorias, tiveram uma valorização que supera o valor do dinheiro investido. Portanto, é um bom negócio para os munícipes e para a cidade.

4 – Sempre que pavimentações e drenagens são realizadas, o Município economiza na manutenção da estrada, na colocação de areão e com patrolamento. Ainda evita o problema das cheias e enchentes, trazendo mais segurança, melhorando a saúde pública e a vida dos moradores.

5 – O Governo tem feito um grande esforço para melhorar cada vez mais sua situação financeira, com esta melhora, mais recursos para investimentos o Município pode acessar junto à Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Para Gastaldon, a oferta de crédito é a confirmação de que Içara não está endividada. “Sempre que se toma um recurso desse, na Caixa ou no Banco do Brasil, quem faz a análise final é a Secretaria do Tesouro Nacional. Se ela aprova, é porque a cidade está solvente. O raciocínio que o deputado fake news fez é o contrário”, finalizou o prefeito.