As máscaras vão cair

O uso de máscaras em locais fechados ainda segue obrigatório em todo o território catarinense, mas essa medida deve cair até o fim de semana. A previsão é do secretário Acélio Casagrande. Segundo ele, os municípios já aguardam por um novo decreto do Estado. “Até o fim de semana deve vir um novo decreto”, explica. A medida já havia sido insinuada pelo secretário de Estado André Motta Ribeiro. Em entrevista a Acaert, na última sexta-feira, ele reforçou a importância de usar o equipamento de proteção, mas admitiu que a tendência era transformar as obrigações em orientações. Hoje, durante agenda no norte do Estado, Carlos Moisés voltou a falar sobre o trabalho desenvolvido pelo estado no combate a pandemia de Covid-19. Ao fazer referência às máscaras, ele afirmou que está chegando a hora de “abandonar o uso”. A tendência é que o decreto seja semelhante ao decreto das máscaras nas escolas, com o uso se tornando opcional.

Troca autorizada

TRE autorizou os vereadores descontentes com a Fusão de PSL e Democrata a mudarem de partido sem risco de perda de mandando. O entendimento é que, em função da fusão, eles não podem ser penalizados com a perda do mandato. Claro que é uma decisão que ainda pode ser contestada, mas ela embasa uma troca mais segura. Com isso, Júlio Kaminski e Manoel Rozeng devem anunciar em breve e de maneira oficial a troca de partido e a filiação no PP. Toda a documentação para a mudança de legenda, aliás, já está pronta. Com isso o PP passa a ter a segunda maior bancada de Criciúma.

Inovação

Em meio à crise dos fertilizantes agravada pela guerra na Ucrânia, a Satc acelera o processo de pesquisa com seu Fertilizante Híbrido. Material vem sendo testado na universidade. É tecnologia nossa que pode servir de base para um novo produto e para impulsionar a nossa produção no agronegócio.

FGTS

Governo Federal deve anunciar nos próximos dias as regras para mais uma liberação do FGTS. A intenção é permitir que os brasileiros retirem até mil reais, caso tenham disponibilidade. Medida, em ano eleitoral, tem dois efeitos práticos. O primeiro é aquecer a economia e tirar a corda do pescoço de muita gente. A outra é de tentar elevar, ainda que de maneira sutil a popularidade do governo.

Na próxima semana

CDL de Içara tem encontro na próxima semana para definir as estratégias para a Páscoa. Será a primeira grande data especial do ano e a ordem do presidente Paulo Brígido é inovar e apostar no crescimento das vendas para o período. Antes disso a CDL já reativa o horário estendido dos sábados. A primeira edição de 2022 ocorre neste sábado.

Decreto

Município de Içara deve oficializar mais um decreto de emergência por conta dos estragos provocados pelo temporal da última segunda-feira. A cidade que já havia decreto emergência por conta da estiagem, agora sente os efeitos de outro fenômeno da natureza. Se as águas de março fecham o verão, por aqui elas não vão deixar saudades.