Não vai encolher

O prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, esteve ontem no Estúdio da Massa FM. Falou sobre tudo. De obras às eleições, de economia ao novo coronavírus. Sobre as obras, Murialdo garantiu que nenhuma delas será paralisada neste momento. O prefeito fez questão de destacar o trabalho de Eduardo Rocha. “Que assegurou um superávit de quase 5 milhões no ano passado. Foi essa sobra de caixa que nos permitiu atravessar esse momento mais complicado da pandemia. Agora, vamos aguardar a chegada das parcelas do auxílio federal para fechar o restante de 2020”. Vamos aos outros pontos da entrevista de Gastaldon:

Combate a Pandemia: “Não temos nenhum içarense na UTI, não temos mortes, mas ainda não atravessamos o problema e as pessoas precisam entender isso e continuar colaborando”.

Auxílio aos carentes: “Voltou ao superávit criado ano passado. Ele assegurou o vale superação para as famílias, assegurou os investimentos extras na saúde, mas é preciso ressaltar também a solidariedade da nossa população que ajudou e continua ajudando”.

Obras: “Elas seguem e vão continuar. Não há neste momento risco de paralisação das obras que estão em andamento e vamos trabalhar para que isso não ocorra”.

Economia: “Mesmo com todo esse cenário vamos terminar o ano no zero a zero. Empreendimentos como Atacadão, Combo, TCA, MM Rosso e os investimentos dos nossos empreendedores vai permitir que possamos terminar o ano com o mesmo patamar do ano passado. Não vamos crescer, mas também não vamos encolher. Ruim porque quebra a série de crescimentos acima da média, mas nesse cenário não encolher é fundamental”.

Política: “Tenho focado a cidade. O presidente do MDB que tem tratado desse assunto. Agora, vejo com estranheza algumas movimentações. O vereador Da Rolt, por exemplo, ao invés de tratar de outros assuntos importantes para a cidade, está correndo para filiar pessoas no PSDB”.

Repercute

Ainda segue rendendo a decisão do vereador Júlio Kaminski de deixar o PSL e abandonar a candidatura ao Governo de Criciúma. Conversei com Jeferson Monteiro sobre o assunto. Me disse que o partido já estava ciente dessa posição. “Não foi surpresa, tentamos ser republicamos com ele. Agora vamos discutir com a base para construir nossa candidatura à Prefeitura de Criciúma”, comentou Monteiro, que pode ser um dos nomes para a disputa. Edson Luís do Nascimento, o Paiol, também não gostou da posição do vereador Kaminski. Alega que na saída do então candidato “muitas inverdades foram ditas”.

Vai atrasar

Prefeitura de Jaguaruna entregou ontem, com toda pompa e circunstância, a ordem de serviço para a pavimentação de um acesso entre o centro de Jaguaruna e o Aeroporto Humberto Bortoluzzi. Até aí tudo bem, mas a obra deve atrasar. Processo licitatório vem sendo questionado desde que o governo resolveu exigir um documento que não constava no edital para retirar do processo duas das empreiteiras. O documento exigido em questão é o detalhamento de BDI. O Tal BDI é uma sigla, que em português significa Benefícios e Despesas Indireta, formado pelos custos indiretos, ou seja, que não sejam relacionados a materiais, mão de obra e etc. Bom, neste edital não constava o pedido para o detalhamento item a item do BDI, mas abertos os envelopes a ausência do documento foi usada para retirar JR e Confer do processo. Venceu a terceira colocada. Com isso a obra ficou praticamente um milhão mais cara. A Prefeitura garante que está tudo certo e agora a disputa será na esfera judicial. Vamos aguardar.

Faça o que eu digo

Cada dia mais desgastado, o governador Carlos Moisés arrumou mais uma para a sua cabeça. No fim de semana ele foi flagrado em uma festa junina em um Hotel de Gaspar, no vale do Itajaí. As imagens vazaram e mostram o governador conversando e sem máscaras. Em nota à imprensa, o Governo afirma que Moisés estava hospedado, que apenas foi gentil com os presentes e tomou todos os cuidados previstos para a quarentena. Ontem, o Ministério Público já pediu que um inquérito apure o caso.

A prisão

Moisés também acaba afetado, ainda que indiretamente, pela prisão de Douglas Borba. Ele era seu braço direito, homem forte do governo e, segundo a polícia, estava destruindo provas da compra superfaturada de respiradores. Moisés também emitiu nota. Limitou-se a dizer que apoia a investigação.

Voltaram

Ônibus voltaram a circular ontem em toda a região. Em princípio, tudo tranquilo, sem problemas e com a colaboração da população. Expectativa é que ao longo da semana o próprio sistema vá se adaptando à nova realidade. Esse é o novo normal e precisamos nos acostumar.