Espaço passa a atender até 400 alunos depois da reforma e ampliação

Içara

A Escola Municipal São Rafael foi inaugurada na noite de quarta-feira (16) pela Prefeitura de Içara. Localizada na Terceira Linha, a escola foi entregue à comunidade escolar com 11 salas de aula, amplo auditório, salas para direção, secretaria, professores, Atendimento Educacional Especializado (AEE), educação infantil, arte e informativa. Conta ainda com refeitório, cozinha e dispensa. Uma obra de mais de 5 milhões de reais.

O espaço que antes era de 705 m², agora passa a ter 2.664 m², comportando assim até 400 alunos. Dos três banheiros existentes antes da reforma, a escola agora tem 14 adaptados e sustentáveis, ou seja, com reaproveitamento da água da chuva, gerando preservação ambiental e economia.

O evento de inauguração da nova estrutura contou com apresentações culturais de alunos da rede municipal, além da banda da Abadeus e da benção do pároco da matriz São Donato, Padre Antônio Madeira.

“É nesse espaço pais que seus filhos vão desenvolver seus talentos com trabalho sério e comprometimento de cada profissional que vai ensinar e acompanhar os nossos alunos. O ano passado já foi cheio de novidades, mas para este ano tem muita coisa pela frente, muitas obras, formações e projetos educacionais. Estamos em busca sempre do atendimento de qualidade, da alfabetização na idade certa, da evolução da aprendizagem e da redução das desigualdades”, disse a secretária de educação, ciência e tecnologia Rose Margareth Reynaud Mayr.

A comunidade presenteou a prefeita Dalvania Cardoso com um santo, São Rafael, padroeiro da localidade e santo que empresta o seu nome para nomeação da escola. “Nesta noite eu tenho três palavras, gratidão, desafio e coragem. Gratidão ao povo içarense pela confiança em nosso trabalho, gratidão a antiga gestão que deu início a obra, aos pais por compreenderem o nosso momento de pandemia e de deslocamento até a estrutura ficar pronta e a toda a comunidade por apoiarem e estarem prestigiando este evento. Tivemos muitos desafios com esta obra, tivemos que ter coragem para continuar e hoje ver ela pronta, a felicidade que sentimos não tem preço”, completou a prefeita Dalvania Cardoso.