E o verão?

Passado o processo eleitoral, o Balneário Rincão já começa a traçar suas ações para a próxima temporada de verão. É o período de ouro para o município, época de casa cheia e de crescimento na arrecadação. O problema é o coronavírus. O próprio prefeito Jairo Custódio não sabe ao certo como será a temporada. Existe o desejo de fazer os grandes eventos que marcaram os últimos anos no município, mas a cidade só pode começar a se organizar quando houver uma sinalização positiva por parte da Secretaria de Estado da Saúde. A ordem é deixar tudo encaminhado e esperar o sinal verde da saúde. É evidente que a temporada, que o setor turístico sofrerá os impactos da pandemia. Isso vai acontecer no Rincão, no restante de Santa Catarina e Brasil afora. A população vai continuar sim indo à praia no verão, vamos ter balneários lotados, mas, por conta das medidas sanitárias, ficar na faixa de areia talvez seja a única atração que elas irão encontrar.

Isolada

Governadora Daniela Reinehr está em isolamento depois que foi diagnosticada com Covid-19. Apresenta sintomas leves e, por ora, sem necessidade de internação. Se precisar cumprir os 14 dias de quarentena pode ter que encerrar assim a sua interinidade. Aposta é de que no dia 27, dia do julgamento do primeiro pedido de impeachment de Carlos Moisés, ele será inocentado e voltará ao cargo.

Recuperando

Segundo colocado na eleição majoritária em Criciúma, o médio Aníbal Dário vai se recuperando da Covid-19. Quadro de saúde melhorou nas últimas horas e, em breve, ele deve ser liberado para ter alta.

Boas ideias

Segunda vereadora mais votada do pleito em Criciúma Giovana Mondardo, PCdoB, falou na Massa FM sobre sua vitória. Ela admitiu que o volume de votos surpreendeu. “O cálculo era de 2 mil votos. Essa votação veio principalmente dos jovens e dos que não se sentiam representados no legislativo”. A defesa da tecnologia, das mulheres, da pauta LGBTQ+ e do SUS 100% público estão entre as bandeiras da nova vereadora a mais jovem do próximo mandato. Ela tem boas ideias, fala bem, vai fazer um contraponto interessante na Câmara. Já sabe, no entanto, que suas posições e por sua legenda vai enfrentar muitas críticas. “Já enfrentei na campanha e isso não me assusta”, avisa.

Mais votado

Pela segunda vez, Geraldo Baldissera, MDB, terminou como o mais votado para o Legislativo de Içara. Avaliação é de que o resultado do pleito refletiu o resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos. “Vou continuar trabalhando e defendendo as pautas importantes para a nossa comunidade”.

Foco na agricultura

Eleito para seu primeiro mandato, Jairo (Jairinho) Manoel da Silveira tem na ponta da língua a pauta que pretende tratar como prioridade na Câmara. “Claro que sou vereador de toda a cidade, mas fui eleito como representante da agricultura e essa será a minha grande defesa na Câmara”.

As manifestações de Paiol

Vereador Edson Luiz Do Nascimento Paiol usou a Tribuna da Câmara na segunda-feira para reclamar o abuso de poder econômico durante o pleito deste ano. Citou que a competição foi desleal. O vereador foi um dos sete que tentou a reeleição e não conseguiu. Nesta terça ele fez dois minutos de silêncio na tribuna em defesa dos profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

Comemorando (foto)

Giovanni Felippe segue comemorando o resultado das eleições em Içara. Não esconde a satisfação com a vitória de Dalvânia Cardoso e com o PL emplacando a vitória de Max Rola como vereador. Ao lado de Márcio Búrigo Giovani foi quem segurou os militantes do PL durante a debandada liderada por Toninho de Mello e manteve o partido ao lado do PP. O crescimento do PL na região é outro motivo de comemoração.

Expectativa

Presidente da CDL de Içara, Alexandre Fernandes não esconde sua expectativa com a reta final de 2020. Ele entende que o setor tem tudo para conseguir recuperar boa parte das perdas provocadas pela pandemia, equiparar as vendas com o volume registrado no ano passado e, quem sabe, até crescer. “Começa agora com a Black Friday. É uma promoção interessante, que vem ganhando cada vez mais força e importância para nós. Será o momento para arrancarmos bem para o Natal”.

Sem penalização

Alexandre, em entrevista à Massa FM, também falou sobre o risco de novas restrições impostas pela Covid-19. “Espero sinceramente que isso não aconteça. O comércio não pode ser mais uma vez penalizado. A gente sabe onde acontecem as contaminações e não é na loja onde aparece 10, 20 clientes por dia. Estamos otimistas, a economia está fluindo, mas não podemos nem pensar em novas paralisações”.

Prioridade

Sanear as contas públicas é prioridade para o prefeito eleito de Treviso. Em entrevista à Massa FM, o emedebista Valério Moretti disse que é preciso recuperar a cidade para em seguida atrair novas empresas. “Como vamos fazer o empresário acreditar se a cidade não tem credibilidade. Então vamos sanear as contas, e trabalhar para começar a diversificar a nossa economia”.

Começou

Em Forquilhinha, o processo de transição já começou. Por lá o prefeito fala em enxugar a máquina. Em entrevista a Massa FM ele destacou que uma de suas ações será a redução de 50% no número de secretarias e cargos comissionados. “Nos dois primeiros meses vamos trabalhar apenas com técnicos e só então vamos começar a nomear os nossos secretários, mas será um governo técnico”, garante José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.

Transição

Começou ontem também o processo de transição para o governo de Içara. O encontro provocado pelo prefeito Murialdo Gastaldon teve a presença da prefeita Dalvânia Cardoso e do vice eleito Jandir Soratto. Conversa tranquila. Dalvânia conheceu o novo paço, onde será seu gabinete. Em seguida pediu algumas informações e fez uma visita pelos setores do Paço Municipal. Recebeu do prefeito Murialdo a oferta de uma sala e a sugestão da criação de uma equipe para tratar da transição. Assunto deve voltar a caminhar nos próximos dias.