Dia D para cuidar da saúde

24

Unidades básicas e órgãos de saúde dos municípios se preparam para o fim de semana de vacinas, orientação e realização de exames

O fim de semana será de orientação e realização de exames nos municípios da região. Alguns fazem o Dia D no sábado, outros no domingo, mas todos terão atividades para atingir a população sobre temas como a Aids, já que no domingo, dia 1º, inicia o Dezembro Vermelho, mês com foco na prevenção a AIDS/HIV.

“O HIV é uma doença silenciosa, por isso é de extrema importância que os testes sejam realizados para o tratamento ser iniciado imediatamente. Além da prevenção feita com uso de preservativos”, avisa a coordenadora do Programa de Atenção Municipal as DST/HIV/AIDS (Pamdha), Patrícia Rodrigues.

Em Criciúma, no sábado, o Pamdha estará aberto das 8h às 17h para realização de Testes rápidos. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estarão abertos em horário especial. A ação no município finaliza o novembro azul, conclui a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo e inicia o Dezembro Vermelho.

“As UBSs estarão abertas das 13h às 17h, para solicitação de exames de check-up e câncer de próstata. Também serão feitas orientações médicas sobre prevenção a saúde do homem incluindo câncer de próstata, HPV masculino e orientações para vacinação do HPV em meninos de 11 a 14 anos”, explicou a coordenadora da Educação Permanente, Ana Paula Aguiar.

As salas de vacinação das UBS estarão abertas das 8h às 17h, para realização do Dia D da segunda etapa da campanha com foco em jovens de 20 a 29 anos.

Palestra

Em Içara, o programa de DST/AIDS e Hepatites Virais irá realizar já na sexta-feira (29) a palestra “Espiritualidade, Religião e AIDS”, com a participação do doutor em enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Antônio Marcos Tosoli Gomes.

De acordo com a coordenadora do programa, Samira Abdneur, a intenção do programa é atingir cada vez mais a população. “Queremos descentralizar, falar mais sobre esse assunto, que muitas vezes e por medo, as pessoas acabam não fazendo os testes necessários”, explicou.

No domingo, às 11h, será realizada a missa alusiva no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus com o padre Antônio Vander. Um ônibus será colocado à disposição da população que quiser acompanhar a celebração. O veículo sairá da prefeitura às 10h. Para a população, será oferecido testes rápidos no santuário.