Segundo Ipea, Lula teria 44%, Bolsonaro 32% e Ciro Gomes 7% das intenções de voto

São Paulo

Na primeira pesquisa divulgada após o início da propaganda eleitoral gratuita o cenário para a disputa da presidência da república é de estabilidade. Lula e Bolsonaro seguem liderando a corrida presidencial, mas sem alteração nos números. Pelo menos foi o que indicou o Instituto Ipea em pesquisa divulgada na segunda-feira. A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas entre 26 e 28 de agosto em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01979/2022.

Segundo os dados, se a eleição fosse hoje Lula teria 44% das intenções de voto, e Bolsonaro chegou a 32%. Ciro Gomes (PDT) vem logo a seguir na disputa, ao obter 7% das intenções de voto. Para 3% dos eleitores, a escolha é a senadora Simone Tebet (MDB). Felipe d’Avila alcançou 1%.

Os demais candidatos não pontuaram. São eles: Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Segundo o instituto, quando são avaliados apenas os votos válidos, deixando de lado brancos e nulos, Lula surge com 50% dos votos e Bolsonaro soma 37% da intenção de votos. Levando em consideração a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o instituto considera possível a vitória de Lula ainda no primeiro turno.

Na pesquisa apenas com votos válidos os demais candidatos surgem com Ciro Gomes (PDT) aparece na pesquisa com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 3%. Felipe d’Avila alcançou 1%. Os demais candidatos não pontuaram no levantamento.