Nos últimos anos, local abrigou o Museu Arqueológico, que terá um novo local

Balneário Rincão

A antiga Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, em Balneário Rincão, depois de mais de 30 anos, voltará a abrigar fieis para a celebração da missa, às 20 horas, de hoje, no dia de Nossa Senhora dos Navegantes. Será a primeira missa da programação da festa da santa, que terá fim da celebração no domingo.

A antiga igreja de Nossa Senhora dos Navegantes foi erguida no ano de 1943 e foi o principal local das celebrações dos católicos até o ano de 1985, quando foi construída a nova igreja sob a alegação de que o antigo local não suportava mais o número de fiéis que iam nas missas. Então desde o ano de 1985, não foi mais celebrada missas no local. A partir do ano de 1997, a igreja virou o Museu Arqueológico de Balneário Rincão.

No ano de 2016, o local foi interditado com risco de desabamento e um projeto foi montado no ano de 2018 para que fosse feita uma reforma, que foi concluída no primeiro semestre de 2019. As peças do Museu foram todas catalogadas e enviadas para a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) até que um novo local seja construído para funcionar como museu.

Depois de algumas tentativas, a igrejinha voltou a ser patrimônio da Diocese de Criciúma, a começou uma nova batalha para que as missas voltassem a serem celebradas no local. Foi preciso comprar móveis, principalmente os bancos e até a antiga imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi restaurada e estará na missa de hoje para ser apreciada pelos fiéis.

O pároco da Paróquia de São Francisco de Assis de Balneário Rincão, Juliano Pacheco, explica que para a inauguração de hoje, ele mesmo fará a benção do local e depois também passará pela benção do bispo Dom Jacinto Inácio Flach. “Muito importante a volta da igreja para a celebração de missas, pois muita gente foi batizada e realizou casamento no local.

Festa em honra a santa

A missa de hoje na antiga igrejinha será a abertura em honra a Nossa Senhora dos Navegantes, que é comemorado no dia de hoje, mas que será comemorada no domingo. As comemorações começam hoje cedo, com uma missa, ás 8 horas, na igreja do Centro. Em seguida haverá uma procissão pelas ruas do Centro da Cidade. À noite a missa na antiga igrejinha.

Na quinta-feira, missa, às 20 horas, na igreja do Centro. Missa também será celebrada na sexta-feira e no sábado, no mesmo horário. No domingo, dia da festa, terá santa missa, às 10 horas, celebradas pelo bispo Dom Jacinto Inácio Flach, e na parte recreativa será disponibilizados kits almoço, no valor de R$ 50,00.