Pleito ocorre já no próximo dia 28 de janeiro na Escola Professora Salete Scotti dos Santos

Içara

A Cooperaliança está em processo eleitoral. O pleito ocorre já no próximo dia 28 de janeiro, das 8h às 17h, na Escola Professora Salete Scotti dos Santos. Concorrem duas chapas. Confira abaixo quem são os candidatos.

Chapa 1: Reginaldo de Jesus

Reginaldo de Jesus disputará a reeleição neste ano na Cooperaliança. Dedê, como é conhecido, compõe a Chapa 1 com a manutenção da parceria com o vice Paulo da Silva, para o segundo mandato consecutivo à frente da empresa. “Nós precisamos de gente comprometida. Os diretores não estão aqui por dinheiro, mas pela colaboração. São pessoas que elevam o desafio, incentivam a gente, ajudam nas ideias e na gestão, na busca e aplicação dos recursos. A chapa é basicamente a mesma”, relata.

“O setor de energético é bem dinâmico e eu gosto desse desafio. Sempre tive esse espírito de liderança, atuei na indústria, depois vim pra cá com o ex-presidente JR e essa cooperativa tinha muita coisa pra se fazer. Para investimento nas redes de distribuição, infraestrutura e projetos sociais tem que ter tempo pra projetar, tem que ter tempo pra ter gestão, tem que dar lucro pra ter o dinheiro pra investir. Por isso que eu me coloquei à reeleição”, ressalta.

“Fomos a primeira cooperativa a ir para o mercado livre. Sem falar que a empresa teve um reposicionamento. A marca foi só um símbolo, mas a gente mudou os pagamentos, que eram antes feitos em cartórios, tínhamos pagamentos atrasados, dívidas com fornecedores, débito com a Celesc e de ICMS. Hoje a nossa saúde financeira tá muito equilibrada. É isso que empolga a gente pra reeleição. Sem falar nos projetos sociais. Isso empolga mais ainda: ajudar a saúde, ver o lucro de R$ 1 milhão pra ajudar o santuário, disponibilizar um tomógrafo ao hospital, contribuir com Apaes, Corpo de Bombeiros, Casa Rosa… Se tem lucro, a gente está levando pro associado de forma coletiva”, acrescenta.

“Temos que investir em modernidade, nós temos que investir em religadores automatizados e inteligentes que permitam uma resposta cada vez mais rápida no reestabelecimento da energia com diferentes rotas também de alimentação. Nós precisamos investir em medidores inteligentes que deem segurança, credibilidade no consumo e ofereça informações em tempo real pelo celular. Queremos fazer a cooperativa muito mais digital, acompanhando a modernidade”, lista. Segundo Dedê, o planejamento inclui ainda um novo leilão para aquisição de energia, além do investimento na zona rural com novo cabeamento e postes que permitam levar mais opções de Internet ao campo.

Chapa 2: Everaldo Rosso

Everaldo Rosso se apresenta aos associados da Cooperaliança neste ano como nome de liderança da Chapa 2. E junto com ele, está também Marcon de vice, Marciel Mationa de secretário, além dos conselheiros Agnaldo Gietner, Fábio Zanette, Mauri Viana, Isac da Educação e Claudinei Defani. “A definição dos nomes ocorreu a partir de conversas com a sociedade de um modo geral”, exalta.

“O que nos motiva a enfrentar este desafio é a possibilidade de fazer mais pela nossa cooperativa e pelo nosso associado. Percebemos um distanciamento entre a cooperativa e o associado. Nós queremos mudar isso: vamos fazer com que o associado se sinta pertencente ao sistema e interaja com a empresa. Para isso, iremos promover reuniões periódicas, nas comunidades. Levar os responsáveis pela administração da cooperativa, seja o presidente, diretores, gerentes e responsáveis pelos departamentos, às comunidades e criaremos uma integração entre associado e cooperativa”, indica.

“Paralelo a isso, iremos criar um canal de transparência, através do qual o associado terá informações detalhadas e claras sobre a empresa. Por se tratar de ser uma cooperativa, devemos lembrar, que um dos princípios do cooperativismo que é a participação econômica. Nesse sentido, iremos promover a participação do associado, nos resultados da empresa”, acrescenta Everaldo.

Para a disputa do Conselho Fiscal compõem Tiago Recco da Silva, Marcos Patricio Viscardi e Renato Ramos Rabelo com os suplentes Adilson Zanini, José Sylvio Guizzo e Valdeci Serafim da Silva. Há também como candidatos a delegados da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural de Santa Catarina, Lucio Cardoso e Professor Luciano com os suplentes Berto Dal Pont e Luiz da Lavação.