Ao todo, 130 profissionais foram qualificados em cinco cursos oferecidos de forma gratuita

Içara


Depois de três meses de curso, os 130 matriculados nos cursos de pedreiro de alvenaria, eletricista instalador industrial, soldador básico MIG/MAG, programador de CNC e panificador e confeiteiro, se formam nesta sexta-feira (17), às 20h, no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti. A Escola Profissional Municipal foi uma parceria da Prefeitura de Içara, com a Escola Móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além das empresas Usipe e Librelato.

As carretas com as salas de aula ficaram estacionadas em um terreno na avenida Manoel Gregório Pacheco, próximo à Praça da Juventude. No mês de janeiro o projeto também se inicia no bairro Esplanada com o curso de corte e costura. “Precisamos de moradores qualificados profissionalmente, que trabalhem aqui e que possam investir no município. Uma das maiores queixas dos empresários é a falta de mão de obra qualificada, foi nesse sentido que o Governo resolveu criar este projeto, além de outros que estão saindo do papel. Ver a primeira turma se formando é motivo de muita alegria para todos nós”, frisou a prefeita Dalvânia Cardoso.

O projeto da Escola Profissional Municipal está sendo acompanhado pela Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, além da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. “Foram meses intensos, de muito aprendizado. As turmas são muito focadas nas aulas teóricas e práticas, estão todos de parabéns. Muitos saem mais qualificados, outros se formam em uma nova profissão. São padeiros, pedreiros, eletricistas, soldadores e programadores que em três meses estão saindo prontos para o mercado de trabalho”, concluiu o secretário de assistência social, Eduardo Michels Zata.