Ao todo, foram oito trabalhos inscritos na competição que faz parte da programação do aniversário da cidade

Içara

Içara conheceu na noite de quinta-feira (11), o vencedor do concurso do hino dos 60 anos do município. Henrique Ferresi, içarense, cantor, escritor, ator e professor, foi vitorioso levando para casa o valor de R$ 5 mil. Ao todo, foram oito trabalhos inscritos, que foram analisados por uma comissão julgadora de forma técnica. O concurso é um dos eventos propostos para as festividades de comemoração aos 60 anos de Içara. O hino vencedor estará eternizado no livro “Além dos trilhos do trem ll”, da autora Fátima Pavei, que será lançado em dezembro.

Realizado no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti, o evento contou com a presença dos inscritos no concurso, familiares e amigos, a prefeita do município, Dalvania Cardoso, o vice-prefeito, Jandir Sorato, além de demais autoridades e instituições locais. “A cultura está em tudo, em todos os lugares, ao mesmo tempo ela dá aos seres vivos a imortalidade. A cultura muda, transforma uma sociedade, pois ela é carregada de tradição, de valores e de amor. Não existe pessoa envolvida no meio cultural que não tenha amor por aquilo que faz. Este momento para a nossa cidade é muito especial, somos uma cidade que cresce muito, mas de nada disso adianta se as pessoas que morarem aqui não estiverem felizes”, disse a prefeita Dalvania Cardoso.

Abrilhantando o evento, a Associação Coral de Içara se apresentou para o público, já o maestro, Reinaldo Hoepers, ensaiou e apresentou aos presentes o hino vencedor do concurso. “Quero agradecer muito pela oportunidade, esse foi um dos momentos mais bonitos da minha vida. Hoje eu tive a oportunidade de deixar para sempre o meu amor eternizado na história da cidade, juntando duas coisas que eu tanto amo, Içara e a música”, falou Ferresi.

As festividades em comemoração aos 60 anos de Içara seguem até o dia 20 de dezembro. “Passamos por um momento difícil, que foi a pandemia. Agora estamos voltando aos poucos. Não podíamos deixar de celebrar os 60 anos da cidade, por isso, ao longo desses dois meses finais estamos promovendo diversos eventos culturais. Queremos levar um pouco de alegria e esperança para nossos içarenses”, completou a presidente da Fundação Cultural, Myla Cechinel.

Concorrentes ao prêmio

  • Amanda Palheta, de Criciúma. Hino: Içara, Nosso Orgulho
  • Claudinei Grigório Nazário, de Criciúma. Hino: Hino De Içara
  • Denise Garcia Reis Constantino, de Ibiporã-PR. Hino: És Içara
  • Geziel Freitas (Luana e Gabriel), de Criciúma. Hino: Içara 60 Anos
  • Henrique Ferresi, de Içara. Hino: Hino aos 60 Anos
  • Iêde Cardoso Dos Santos, de Içara, e Jackson Roberto Cardoso, de Florianópolis. Hino: Hino dos 60 Anos
  • Israel Francisco Vicente, de Içara. Hino: Içara, Cidade de Grande Valor
  • Paulo Marcelo Ribeiro De Araújo, de Estrela Dalva-MG. Hino: Hino à Içara