Anulado

A 5ª turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, anular os processos contra o deputado Júlio Garcia no âmbito da Operação Alcatraz. Os magistrados acolheram o recurso impetrado pela defesa do parlamentar catarinense e declarou a nulidade de todas as provas que haviam sido levantadas até aqui. Os desembargadores concluíram que “Voto pelo conhecimento e provimento do agravo regimental para declarar a nulidade, por ilegitimidade, de todas as provas produzidas nos autos, exclusivamente com relação ao agravante Júlio Cesar Garcia, determinando a autoridade judiciária que, a partir de então, apure, no caso de proposição de recebimento de ação penal, a existência de justa causa, a partir de provas absolutamente autônomas”. A decisão já foi comunidade ao Tribunal Regional Federal da Quarta Região, sediado em Porto Alegre. A aposta da defesa do deputado Júlio Garcia é que a decisão do STJ sepulte todo o processo de investigação contra ele. Desde o início da Operação, Júlio tem reafirmado sua inocência e negado qualquer envolvimento com possíveis atos ilícitos praticados junto a administração estadual.

Filiado

Enquanto Bolsonaro caminha a passos largos para o PL, o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro assinou ficha no Podemos. No partido, ele já chegou afirmando que está à disposição para um projeto nacional. Em outras palavras quer ser candidato a Presidência da República. Mas a verdade é que Moro chega para a disputa oco. O país quer e precisa muito mais que apenas a retórica do combate a corrupção. É preciso avançar. Não há como negar a importância da operação Lava Jato para estancar desvio de recursos públicos, mas é preciso entender também que a operação também errou a mão na hora de investigar os CNPJs. Ao invés de punir os diretores, foram as empresas que acabaram sepultadas e levaram consigo milhares de empregos. Sergio Moro pode até surpreender, mas vai ter que melhorar muito.

Em Brasília

Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro cumpriu agenda em Brasília nesta quarta-feira. Retornou para Criciúma com a garantia de recursos para a festa que será realizada no aniversário da cidade, dia 6 de janeiro. Mais uma vez a Caixa será parceira. “Vamos inaugurar várias obras, que vão beneficiar toda a cidade. E semelhante aos anos de 2018, 2019 e 2020, contaremos com a parceria da Caixa para patrocinar as atrações, incluindo um show nacional, e presentear todos os criciumenses”, destaca o prefeito. Entre as obras o destaque fica para o Centro de Convivência da Terceira idade, no Parque das Nações.

Por lá também

Quem também cumpre agenda em Brasília é a vereadora Giovana Mondardo. Na capital federal, a representante do Legislativo tem reuniões no Ministério da Saúde, Senado, Secretaria de Mulheres, além de visitas aos gabinetes dos deputados federais de Santa Catarina.

Hospital

A capital Federal também foi alvo de uma comitiva de Urussanga. Na pauta principal recursos para o Hospital Nossa Senhora da Conceição reforçar o caixa e conseguir ampliar o atendimento. A comitiva também foi em busca de recursos no Funasa para construção de novos reservatórios.

Posse

A partir desta quarta-feira, a Prefeitura de Nova Veneza será comandada, de forma interina, pelo vice-prefeito Élzio José Milanez. O ato de transmissão de cargo ocorreu no Gabinete do chefe do executivo e contou com a presença do secretariado e vereadores. O prefeito interino ficará no cargo pelo período de 14 dias. “É um orgulho ser prefeito de Nova Veneza, a nossa cidade. Ontem o Frigo e eu fizemos uma reunião e afirmei com ele o meu compromisso em continuar com os trabalhos que estamos realizando”, ressaltou.