Sem UTI

Não tem discussão. A direção do Hospital São Donato não trata neste momento sobre a ativação da UTI da instituição. O motivo é bem simples. Não há segurança de que o serviço tenha o pagamento custeado pelo Estado. A confusão criada entorno da maternidade gerou insegurança. “É decisão de toda a diretoria, do conselho de administração do São Donato. Não se discute UTI neste momento. Antes de tratar de ativação vamos ter que sentar outra vez e definir alguns pontos. O Hospital não vai ativar um serviço para depois não receber e prejudicar a saúde financeira da instituição”, explicou ontem o diretor Júlio de Lucca.

Falta convicção
De Lucca admitiu que saiu da capital com a pulga atrás da orelha. “Não sai convicto que a situação está resolvida. A conversa não acabou. Primeiro porque ainda não tem um prazo estabelecido para o pagamento do atrasado. Ainda vão apresentar um cronograma. Segundo porque tem essa história de rediscutir o contrato. Então ainda não há segurança não, mas vamos esperar semana que vem”.

Pré-cadastro

MDB de Içara abriu uma espécie de pré-cadastro para os interessados em disputar a eleição do próximo ano. O vice-prefeito Sandro Serafim foi um dos primeiros a encabeçar a lista de pré-candidatos ao Governo, já fez isso na semana passada. Arnaldinho Lodetti também não esconde o seu desejo. A secretária de Saúde é outra que também vai colocar o time na rua. A partir desta manifestação dos pré-candidatos é que o partido vai começar a trabalhar para definir os próximos passos.

Educação

Reitora do Instituto Federal de Santa Catarina Maria Clara Kaschny Schneider admite que o futuro do instituto em Santa Catarina está comprometido. “O corte de R$ 23 milhões vai inviabilizar os serviços. Com o que está posto várias atividades vão ser comprometidas. Será um impacto para os estudantes e para a sociedade porque vamos precarizar a formação destes profissionais”, explica.

50 mil estudantes

Em entrevista a Difusora, ela lembrou que o instituto em Santa Catarina atende 50 mil pessoas. Na próxima semana, em Brasília, deve iniciar um movimento para tentar barrar o corte de verba. “Educação não pode ter corte de verba. Vamos trabalhar para evitar que isso ocorra e que a população seja penalizada”

Começou 

Obras de revitalização da área central de Içara já começaram. Pavimentação está em fase de conclusão na João Bonomo e em estágio adiantado na José de Alencar. Segundo o prefeito Murialdo Gastaldon na segunda vai iniciar a obra do canal auxiliar na Procópio Lima. Será a obra de maior impacto. Vai amenizar em muito os alagamentos em um dos pontos mais críticos da área central. Pode até alagar, mas terá que chover muito acima do que normalmente chove na cidade.

Últimos ajustes

CDL de Içara deve lançar oficialmente, logo após a celebração do Dia das Mães, a campanha de Natal. Está definida. Vai dar mais um carro zero quilômetro para os clientes do comércio de Içara. Resta definir e superar apenas a parte burocrática de todo o processo.

Desempenho ruim

Dados divulgados pelo IBGE mostram que o desempenho da indústria no mês de março foi o pior desde setembro do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses o setor recuou mais de 6%, Sinal que comprava que a economia brasileira ainda anda caminhando de maneira lenta demais.

Epagri

O presidente da Comissão de Agricultura, deputado estadual Zé Milton, protocolou na Assembleia Legislativa duas Emendas, sendo uma supressiva no art. 162 e outra aditiva no art. 82, ao Projeto de Lei Complementar Nº 0008.4/2019 da Reforma Administrativa, que trata do percentual destinado a pesquisa agropecuária no Estado de Santa Catarina.  De acordo com o parlamentar o objetivo é garantir que o Estado mantenha o repasse de 1% destinado à Epagri.

Pesquisa científica

Para o deputado Zé Milton o Governo erra ao definir na Reforma que os recursos destinados à pesquisa científica e tecnológica, no percentual de 2% fixado pela Constituição Estadual seja repassado somente para a FAPESC, sem que seja assegurado 1% para a EPAGRI. “Nós tivemos grandes avanços na pesquisa devido ao trabalho da Epagri, não repassar diretamente estes recursos é arriscar perdermos todas as conquistas da agricultura catarinense”, frisou Zé Milton, ao citar as pesquisas relacionadas ao arroz, que garantiram ao estado o título de maior produtividade e da maçã catarinense, que é referência mundial.

Tucanos

Em clima de unidade partidária, o PSDB de Santa Catarina fará sua Convenção Estadual neste sábado, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Uma chapa de consenso à eleição do Diretório Estadual foi aprovada, agregando os principais nomes da sigla no Estado. Este novo diretório é que será o responsável, logo após a convenção, pela eleição da nova Comissão Executiva Estadual do PSDB, que comandará o partido pelos próximos dois anos.

Lideranças contempladas

O ex-senador Dalirio Beber ressaltou que, repetindo a fórmula dos últimos anos, o novo diretório estadual irá contemplar todos os segmentos do partido – prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretariados do partido, suplentes das eleições e lideranças tucanas históricas de todas as regiões do Estado. “Seguramente mais de 80% dos candidatos nas últimas eleições, eleitos ou não, estão contemplados. Além das lideranças com mandatos em todas as partes do Estado”, explicou Dalirio Beber.