Operação mira lavagem de dinheiro e organização criminosa

7

Primeira fase da operação “Smurfing’ visa bloquear patrimônio de um dos maiores grupos criminosos dedicados a exploração do crime organizado em SC

Criciúma

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro (DLAV) com o apoio das demais unidades especializadas da Diretoria de Investigações Criminais (Deic) realizou na quinta-feira (16), a primeira fase da operação “Smurfing’ com finalidade de coibir o crime de lavagem de dinheiro, de bloquear patrimônio de um dos maiores grupos criminosos dedicados a exploração do crime organizado em Santa Catarina.

No total, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão distribuídos pelas regiões de Florianópolis, São José, São Francisco do Sul, Criciúma, Araquari e Joinville. A investigação apurou a movimentação de mais R$ 6 milhões nas contas dos principais suspeitos, sendo representado pelo sequestro e indisponibilidade dos referidos valores.

A Polícia Civil constatou que a organização criminosa realiza a movimentação de grandes valores diluídos em diversos depósitos e diversas contas espalhadas principalmente no território catarinense, mas possuindo movimentações em contas de diversos outros Estados do Brasil.

Conforme a Polícia Civil, a ação visa, mais uma vez, sufocar o financiamento e descapitalizar o crime organizado. Esta operação representa a primeira ação direcionada a identificar o caminho de dinheiro movimentado pela organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios. Dentre os alvos da operação Smurfing, estão familiares de detentos e ex-detentos, além de um advogado.