Refinanciando

A Câmara de Vereadores de Içara deve votar nos próximos dias um pedido encaminhado pela prefeita Dalvania Cardoso para contrair um novo financiamento com a Caixa Econômica Federal. A matéria, aliás, já está tramitando no Legislativo de Içara. Pela proposta, o Município de Içara irá contrair um empréstimo de 90 milhões de reais com a Caixa. Deste montante, 17 milhões serão utilizados para novos investimentos na cidade. O restante do valor, R$ 73 milhões, será utilizado para quitar empréstimos já existentes entre o Banco e o Governo Municipal.

A justificativa

A justificativa da prefeita é que a transação vai garantir mais fôlego financeiro para a cidade e permitir economia aos cofres públicos. “O empréstimo atual prevê pagamento em até 20 anos. Em alguns contratos o juro é de 6%. Estamos neste refinanciamento fazendo um financiamento em 10 anos, com juro de 3,6%. Vamos pagar em menos tempo e ainda vamos pagar menos. Será muito importante para a cidade porque também vamos ter fôlego e reduzir nosso endividamento”, defende.

Reação

Prefeito Clésio Salvaro reagiu a posição do Ministério Público que derrubou na justiça o decreto que flexibilizava o uso de máscaras em Criciúma. Em entrevista à Massa FM, ele lembrou que o município de Criciúma sempre foi exemplo no combate a pandemia e que a decisão de flexibilizar as máscaras foi tomada após 70% da população estar vacinada. “Agora não vamos ficar usando máscara o tempo todo porque tem gente que não se vacinou. Porque não vai questionar e pressionar estes que, mesmo tendo vacina a disposição não estão se imunizando. Vamos recorrer sim”.

Menos passageiros

Município de Criciúma segue registrando reclamações de usuários do Transporte Coletivo. Motivo é a escassez de linhas em alguns bairros. Prefeito Clésio Salvaro disse ontem que a decisão de reduzir linhas está baseada em números. “O número de passageiros que circulam todos os dias caiu drasticamente. Não há como colocar linhas extras em passageiros porque isso vai elevar o preço da passagem. Mesma regra vale para o pedido para que voltem os cobradores. Se houver um funcionário extra, alguém vai pagar este custo”.

Festival

Içara realiza na próxima semana um festival literário. Evento será aberto na terça-feira e segue até sábado dia 6. Com atrações culturais, musicais, feira do livro e a presença do poeta Bráulio Bessa o evento integra o calendário de atrações do aniversário de 60 anos de Içara. Durante o festival literário estudantes do município terão um vale compras de 30 reais para comprarem livros e colocarem sua leitura em dia.

Obra garantida

Comunidade do Bairro Esperança, em Içara, deve ganhar uma praça de lazer no próximo ano. O recurso para a execução da obra foi confirmado nesta terça-feira. A informação é do vereador Geraldo Baldissera. A verba será encaminhada pela deputada Ada de Lucca através de emenda parlamentar. Segundo Baldissera uma outra emenda também vai garantir a reforma da creche da mesma comunidade.

Grande evento

Prefeito de Forquilhinha José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, faz nesta quinta-feira o lançamento de um mega pacote de obras e ações. “São 150 milhões de reais que vão transformar a nossa cidade. Tenho convicção que vamos dar um passo importante para melhorar a nossa cidade e ampliar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou Neguinho.

Não passou

Proposta que criava aposentadoria especial para os deputados foi rejeitada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A proposta recebeu 20 votos favoráveis, mas precisava de 21. Do Sul votaram a favor da aposentaria os deputados Rodrigo Minotto, Volnei Weber, José Milton Schefer, Ada de Lucca e Júlio Garcia.

Aprovado

Projeto do deputado Bruno Souza que autoriza o chamado ensino domiciliar em Santa Catarina. Segundo o parlamentar a medida respeita a decisão de muitas famílias educadoras do Estado que optaram por educar os filhos em casa.