Municípios do Sul de Santa Catarina estão no centro da segunda fase da ação 

Criciúma

Na manhã de ontem (4), a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Fuscus, cumprindo 26 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Criciúma, em endereços de órgãos públicos, empresas, servidores públicos e empresários. As ações aconteceram em Sombrio, Araranguá, Passo de Torres, Jacinto Machado, Praia Grande, Timbé do Sul, São João do Sul e Camboriú.

A operação é realizada em conjunto com o Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde, e esta fase visa colher provas de supostas fraudes na aquisição de medicamentos, insumos e EPIs que não teriam sido, no todo, entregues ao Poder Público, incluindo valores que deveriam ser destinados ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 e foram desviados. O total dos desvios investigados chega a R$ 6 milhões. Caso comprovada a fraude, os investigados poderão responder pela prática dos crimes de organização criminosa, peculato e fraude ao caráter competitivo de licitações, cujas penas somadas podem chegar a 28 anos de prisão.

A apuração dos fatos teve início em setembro de 2020, a partir de denúncia que apontava excesso no volume de aquisições e sobrepreços de produtos adquiridos por uma secretaria municipal de saúde. Em 5 de novembro de 2020, foi deflagrada a primeira fase da Operação Fuscus, que, naquele momento, investigava desvios da ordem de R$ 1,7 mi. Mesmo com a operação em andamento, os investigados prosseguiram com as condutas suspeitas, o que motivou o prosseguimento das investigações e a consequente deflagração desta nova fase.