Buscando inovação

Comitiva de Criciúma encerra hoje a sua viagem à Medellín. Na cidade colombiana o foco é buscar a inovação que pode transformar a condição de bairros e de parte da população vulnerável em Criciúma. A meta é implantar aqui modelos que funcionaram por lá. “Não há problema em copiar o que deu certo. Temos bairros com situação de vulnerabilidade e que precisam de uma resposta. Vamos buscar algo testado e aprovado”, defende o secretário Miri Dagostin. Claro que há quem defenda que a viagem é desperdício, gasto desnecessário e que poderia ser buscar algo bom aqui mais perto. Há que se respeitar as opiniões contrárias, e isso é fundamental na democracia, mas a viagem é sim importante e pode sim ser produtiva. Claro que é preciso filtrar algumas características regionais e adaptar o modelo a nossa realidade. Mas os números atingidos em Medellín falam por si. A cidade saiu da condição de mais violenta do mundo para a mais inovadora de todas. Quem sabe resulte desta viagem um modelo que seja implantado aqui e que em pouco tempo se torne referência para outras regiões do país. Se não se tentar…

É com o Governo

Presidente da Petrobras resolveu reagir a mais uma queixa do presidente Bolsonaro sobre o aumento no preço da gasolina. Joaquim Luna e Silva disse que até dois reais é culpa da Estatal. “A Petrobras extrai petróleo o refina. O papel de zelar pelos preços dos combustíveis é do governo, do Ministério de Minas e Energia, do Ministério da Economia e da Casa Civil”, destacou.

Provocando

O empresário Luciano Hang, convocado para depor na CPI da Covid, postou ontem um vídeo nas redes sociais em que aparece com uma das mãos presas em uma algema. Segundo ele, o “equipamento” foi comprado por ele para economizar dinheiro público. “E, se por acaso eles não aceitarem aquilo que vou falar, já comprei… Para não gastar dinheiro com algema, já comprei, vou entregar uma chave para cada senador. E que me prendam”, conclui.

Retorno

Prefeito de Urussanga Gustavo Cancellier pode voltar ao cargo ainda esta semana. Advogados de defesa apresentaram mais um pedido para que o progressista retorne ao cargo. O pedido tem como base decisão da última semana e que determinava o afastamento de Cancellier até a conclusão do inquérito, que já acabou. Em Urussanga, a possibilidade do prefeito reassumir o cargo é assunto das rodas de conversa. Há previsão de protesto de parte da população.

Homenagem

Vice reitor Daniel Preve vai receber moção de aplauso da Câmara de Criciúma. O vereador Salésio Lima (PSD) foi o proponente. A Moção destaca que Daniel é autor e organizador de diversos livros, capítulos de livros e artigos científicos dentre os quais, destacam-se: Educação Jurídica no Brasil: perspectivas em debates; Pluralismo jurídico e interculturalidade: os sistemas jurídicos indígenas latino-americanos e as formas alternativas na resolução de conflitos; Práticas e saberes de extensão.

Grande Cocal

Município de Cocal do Sul celebrou no fim de semana a primeira festa com presença de público desde o início da pandemia. A Cocalfest foi organizada com muito cuidado e terminou sem registro de incidentes. Público se adaptou rapidamente ao protocolo e mostro que é possível sim fazer eventos neste momento. A cidade terminou o domingo celebrando a implantação do seu Saúde 24 horas. A reivindicação é a grande ação destes primeiros meses do Governo de Fernando de Fáveri.