Ontem, nos municípios da Região Carbonífera iniciou-se a vacinação dos adolescentes entre 17 e 12 anos

Da Redação

O Governo de Santa Catarina divulgou ontem ter chegado à marca de 7 milhões de doses aplicadas. Isto praticamente conclui a aplicação de adultos no estado. Além disso, mais de 30% da população está com o esquema vacinal completo, tendo recebido as duas doses ou a dose única. Dentro dos grupos prioritários, o vacinômetro demonstra que 78% do público alvo já recebeu as duas doses ou a dose única.

Em agosto foram aplicadas 1.900.578 doses. Em termos de distribuição, os municípios receberam 7.938.290 milhões de imunizantes para concluírem a primeira etapa. Até as 17 horas de 31 de agosto, 4.752.190 pessoas receberam a primeira dose dos imunizantes além de 238.100 que receberam a dose única. Os municípios seguem as campanhas de vacinação e atualização das bases de dados que deverão refletir a realidade de vacinação do mês de agosto, nos dias posteriores.

Agora, em setembro, abre-se uma nova etapa de vacinação com a ampliação para a faixa etária dos 17 aos 12 anos, além da dose de reforço para os idosos e imunossuprimidos. Ainda segundo a plataforma de dados do Estado, 25 municípios já registraram o início da aplicação nesse grupo etário.

Ontem chegaram mais 49.140 doses da vacina da Pfizer e hoje chegam 69 mil da AstraZeneca. Essas remessas serão dedicadas à aplicação de segunda dose. Haverá reforço com uma terceira dose de vacina para a população idosa até o dia 30 de setembro, segundo a secretaria estadual de Saúde.

Os adolescentes

O Estado iniciou a vacinação dos adolescentes de 17 até 12 anos com doses da Pfizer. Há doses cos municípios, que já estão chegando ao fim, mas, conforme dito acima, há novas doses sendo recebidas do Ministério da Saúde.

A estimativa do IBGE de 2020 aponta para 549.894 mil adolescentes residentes em Santa Catarina. Este número de vacinas será encaminhado ao estado, e, paralelamente à vacinação dos adolescentes, os idosos, com esquema vacinal completo há mais de seis meses, iniciam a dose complementar. As doses começarão a ser aplicadas naqueles com 85 anos ou mais.