Existe vida além da tapioca sem graça!

Chef PV Show dá dica de como usar esse ingrediente de maneira criativa e ao mesmo tempo requintada

O nosso Brasil é tão rico que as vezes mal sabemos da fartura de ingredientes que temos em todos os cantos do território. Aqui na nossa região, conhecemos a mandioca ou o aipim, mas no Pará, por exemplo, é a famosa macaxeira. E mais, ele possui derivações, como a tapioca.

A tapioca é a fécula extraída da mandioca, usualmente preparada em forma granulada. Trata-se do ingrediente principal de algumas iguarias típicas do Brasil. Essa forma granulada pode ainda ser triturada, dando vida a mais um subproduto, a farinha ou massa de tapioca.

Mas chega de “lero, lero”, vamos cozinhar. E não vai ser aquela famosa tapioca de café da manhã. Vai ser um camarão empanado na goma de tapioca, um grão mais vistoso, que dá muito mais crocância depois de frito.

Camarão empanado na goma de tapioca

Ingredientes: 400 g de Camarão sem casca, suco de 1 limão, 2 unidades de Ovo, 15 mL de Água (1 colher de sopa), 240 g de Tapioca granulada (1 xícara e 1/2), 60 g de Farinha de trigo (1/2 xícara), sal e primeira do reino a gosto.

Modo de preparo: Limpe as costas do camarão. Faça alguns cortes no camarão (isso vai fazer com que ele não enrole tanto na fritura). Tempere os camarões com um pouco de sal, pimenta do reino e o suco de limão. Deixe por uns 5 minutos.

Coloque o camarão em uma peneira e deixe que escorra o excesso de líquido. Bata os ovos com a água em um prato. Tempere a farinha de trigo com sal e pimenta do reino a gosto. Passe os camarões na farinha de trigo temperada, depois nos ovos batidos e por último na tapioca granulada. Repita isso com todos os camarões. Esquente o óleo e frite. Escorra em um papel toalha. Sirva com limão e seu molho favorito!

Essa receita é muito boa para dias quentes onde você quer fazer uma refeição que ter satisfaça, mas que ao mesmo tempo, seja leve. Se você conhece alguma receita deliciosa e quer compartilhar com a gente, nos escreva para pvdalpont@gmail.com