Grupo composto por influenciadores e jornalistas participou de um famtour, organizada pela Prefeitura

Criciúma

A Administração Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), promoveu um famtour com influenciadores digitais de várias regiões de Santa Catarina, além de jornalistas e empresários do setor turístico, que conheceram os principais pontos turísticos de Criciúma. O roteiro incluiu o Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, a Mina de Visitação Octávio Fontana, o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² e o Mirante Realdo Santos Guglielmi, no Morro Cechinel.

A ação contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre jornalistas, formadores de opinião, influenciadores digitais e representantes do setor turístico. O grupo contou com a presença de embaixadores digitais do turismo de Santa Catarina, perfis turísticos em redes sociais selecionados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Sebrae-SC, por sua relevância na produção de conteúdos. Juntos, os 12 perfis possuem mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais, e são responsáveis pela divulgação do turismo catarinense nas mídias digitais. “Nós agradecemos a todos por aceitarem o convite para visitar a nossa cidade. Preparamos um roteiro especial e eles puderam conhecer os equipamentos turísticos e a infraestrutura de Criciúma”, destacou o presidente da FCC, Marcos Mendonça.

Um passeio pela Criciúma do turismo

A primeira parada foi no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, que resgata a cultura e relembra os imigrantes italianos. Depois de uma recepção na atafona, foi servido um almoço típico no casarão italiano e realizada uma visita pelos principais espaços da área de lazer, incluindo a roda d’água. “Investimos em equipamentos turísticos como este, que encantam não só o turista, mas são espaços de lazer e divertimento para os criciumenses”, afirmou o secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Arleu da Silveira.

A Mina de Visitação Octávio Fontana foi a atração que mais encantou os visitantes. A única mina de carvão mineral aberta à visitação na América Latina e a quarta no mundo é administrada pela Satc desde 2012. Além de uma visita guiada para que o grupo tivesse uma experiência ainda mais especial, os gestores do local beneficiaram os turistas com um café colonial. “Esse lugar é incrível. Estou encantado! Não imaginava que fosse assim… É a primeira vez que visito uma mina de carvão mineral”, ressaltou o influenciador Mateus Souza, um dos embaixadores do turismo de Santa Catarina.

Uma pausa para admirar o pôr do sol no Mirante Municipal

Com a expectativa de admirar o pôr do sol, o grupo seguiu para o alto do Mirante Municipal para apreciar a vista 360° da cidade. Ao som de violino, os influenciadores digitais se encantaram com uma das atrações turísticas mais visitadas de Criciúma. “A cidade tem ainda muito potencial a ser explorado, com os investimentos da prefeitura e os equipamentos turísticos. Os empresários também investem e a nossa expectativa é que no futuro o setor seja responsável por 30% da receita do município”, frisou o diretor de Turismo da FCC, Christiano Camatti.

O elevador panorâmico possibilita uma subida deslumbrante, complementando a experiência que a estrutura oferece aos visitantes. Na plataforma mais alta, com capacidade para até 30 pessoas, uma parada para observar a paisagem. “Estou muito feliz em poder ver Criciúma de um ângulo antes nunca visto. Mesmo morando aqui, não aproveitamos tudo o que ela tem de maravilhoso. Quero agradecer a prefeitura por nos proporcionar essa experiência de ter um dia de turista na nossa própria cidade”, disse Ariadne Tavares Brito, do perfil Par de Vaso.

As maravilhas do universo no Parque Astronômico Municipal

O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², que possibilita a observação e o estudo dos astros, estrelas e constelações, foi o último equipamento turístico visitado pelo grupo. O parque é uma homenagem à famosa fórmula da Teoria da Relatividade Geral, do físico alemão Albert Einstein. Recentemente, o local recebeu um foguete VS-40, uma sonda espacial II e um míssil MAA-1, compostos por peças originais. Os objetos foram conquistados junto ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os visitantes participaram de um tour guiado pela estrutura, com direito a parada para admirar as estrelas e uma sessão especial no planetário digital. “Parabéns a todos pela organização. Não imaginávamos que aqui tivesse tanta coisa bacana para fazer. É um turismo diferente do que estamos acostumados. A cidade é muito organizada. Todos nos receberam muito bem. Foi uma ótima surpresa”, comentou a influenciadora de Florianópolis, Thais Gucowiski Vargas Freitas.

Depois da visita ao Parque Astronômico Municipal, os visitantes jantaram no Restaurante Família Rosso, ao lado do Mirante Municipal, e brindaram com os vinhos das vinícolas Trevisol, Quarezemin e Mazon, associadas da Associação dos Produtores de Uva e Vinhos dos Vales da Uva Goethe (Progoethe). “A cidade de Criciúma é surpreendente. Quero voltar com mais tempo para poder visitar tudo com calma, fazer muitas fotos e vídeos. Hoje, foi muito rápido, mas nos deixou com gostinho de quero mais”, falou a influenciadora Mariana Fogaça, que também é uma das embaixadoras digitais da Setur.