Sede na pauta

Assunto recorrente nas últimas legislaturas em Criciúma, a construção de uma sede própria para o Poder Legislativo volta com força a pauta da Câmara neste ano. Quem garante é a presidente Roseli de Lucca (PSDB). Em entrevista à Massa FM, ela ressaltou que essa é uma necessidade do município. “A estrutura atual não comporta mais as nossas demandas. Hoje, com as limitações impostas pela pandemia podemos permitir o acesso de apenas 15 pessoas. Além disso, temos as questões de mobilidade e de falta de estacionamento. Precisamos buscar uma alternativa”, destacou a parlamentar.

Economia

Roseli lembrou ainda que a construção de uma sede própria para a Câmara reverterá em economia para o município. “Esse é um fator que derruba a tese de que construir uma sede própria seja um gasto desnecessário. Ao longo das últimas legislaturas foram gastos milhões com o pagamento de aluguel, esse sim um gasto. A sede própria estanca este gasto e permite que mais dinheiro sobre nos cofres do município”.

Conversa com Salvaro

Segundo Roseli de Lucca, o primeiro passo para reabrir o debate será uma conversa com o prefeito Clésio Salvaro, o que deve ocorrer nos próximos dias. “Essa é uma pauta da Câmara, mas que precisa ser discutida com o executivo. A intenção é que se aproveite os espaços no entorno do Paço Municipal e se faça ali a nossa nova sede. Não será um assunto que vou concluir na minha gestão, mas a meta é tirar o projeto do papel”.

Em Morro da Fumaça

Presidente Robson Francisconi também defende a construção de uma sede nova para o legislativo. Em entrevista a Massa FM, ele confirmou que também pretende conversar com o prefeito para discutir os encaminhamentos e tirar o projeto do papel.

Mais segurança

Primeira sessão na Câmara de Içara teve a segurança como pauta. Na primeira sessão do ano, destaque para o requerimento a Polícia Militar de Içara, com pedido de reforço no patrulhamento e rondas ostensivas nos bairros, inclusive no interior do município, de autoria do vereador Gelson Possamai (PP). De acordo com o vereador em menos de 15 dias ocorreram dois assaltos à mão armada com reféns. “Famílias do interior do município estão sendo assaltadas em plena luz do dia. Furtos e roubos são frequentes, é preciso que alguma atitude seja tomada pelos órgãos de segurança”, frisou.

Em Nova Veneza

Câmara de Vereadores de Nova Veneza abriu na noite desta terça-feira o ano legislativo no município. Ausência na sessão, o prefeito Rogério Frigo foi hoje às redes sociais para reclamar da postura da Câmara. Segundo Frigo, ele e seu vice não foram convidados para participar da abertura dos trabalhos. “Fiquei impressionado por não ter recebido o convite. Talvez o presidente tenha pensado que iríamos lá para criticar os gastos abusivos do legislativo no ano passado. A intenção não era essa. Queríamos prestar contas”, alfinetou.

Presidente minimiza

Por telefone, o presidente da Câmara de Nova Veneza, Evandro Gava, minimizou o episódio e afirmou que não entendeu o motivo do vídeo. “Em 2015, eu também não fui convidado para a abertura dos trabalhos na Câmara. Não precisa de convite formal porque isso já é uma tradição. Além disso, a Câmara sempre está aberta ao prefeito. Talvez ele queira com isso passar à população a imagem de que a Câmara não é parceira e que esteja travando o processo, quando ocorre justamente o contrário. A Câmara sempre esteve e segue aberta ao prefeito. Não tenho qualquer dificuldade com relação a isso”, argumentou.

Candidato

Vereador Pastor Jair ALexandre anunciou nas redes sociais sua pré-candidatura a Câmara dos Deputados. Vai tentar a vaga no PL. Problema é que o partido já tem Júlia Zanatta como pré-candidata e deve receber também Daniel Freitas, que pode anunciar sua filiação ao partido.

Aprovado

Câmara de Vereadores de Urussanga aprovou na sessão desta terça-feira, a primeira do ano, a instalação de duas Comissões Processantes para investigar prefeito e vereadores afastados. As Comissões foram aprovadas com seis votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção.

Presidente

Deputado Moacir Solpesa foi confirmado presidente da Assembleia Legislativa. Emedebista vai concluir o mandando no comando da casa cumprindo acordo pré-estabelecido com os demais parlamentares.