“Saúde para os moradores e infraestrutura para todos”, destaca o vice Luiz Laurindo

78

Vice-prefeito destaca os investimentos em Balneário Rincão no primeiro semestre e prioridades da administração municipal

Balneário Rincão

Enquanto a maioria das cidades da Região Carbonífera tem uma demanda constante ao longo do ano, a Prefeitura de Balneário Rincão tem dois cenários distintos: o primeiro na baixa temporada e o segundo com foco no verão, quando a cidade recebe, em número de turistas, o equivalente a mais de dez vezes a sua população. Para manter o município em crescimento e com estrutura para atender bem seus moradores e visitantes, a secretaria de Obras segue em ritmo acelerado, em diversos pontos da cidade. Em entrevista ao Jornal Gazeta, o vice-prefeito e titular da pasta, Luiz Gustavo da Luiz Neto, o Luiz Laurindo, destaca as ações já realizadas em 2021 e projeta os trabalhos para os próximos meses.

Jornal Gazeta: Quais foram as principais ações da secretaria de Obras em 2021?

Luiz Gustavo da Luz Neto: Estamos na luta e temos várias obras em andamento e outras para iniciar. O destaque fica para os acessos à plataforma, com mais de um quilômetro de asfalto, com previsão de mais recursos para a extensão da obra. Estamos concluindo a praça da Zona Sul, que dá acesso à Beira-Mar da Zona Sul, fazendo 900 metros de asfalto onde havia uma pavimentação em lajotas, mais de 500 metros de drenagem na Zona Sul, que atravessavam terrenos particulares e agora estamos fazendo pelas vias e calçadas. São várias obras em execução e com previsão para que o calçadão e ciclovia também tenham andamento e, assim, tenhamos mais um mandato promissor para o Balneário Rincão.

Gazeta: Alguns meses atrás, as fortes chuvas danificaram parte do Calçadão e outras ruas do município. Como foram os trabalhos de recuperação?

Luiz: Algumas obras acabaram saindo do cronograma, como na Barra Velha, mas já iniciamos os trabalhos de drenagem. Porém, por questões técnicas, temos que fazer com uma tubulação maior e, assim, as obras serão retomadas na próxima semana; lembrando que tudo foi devido àquela chuva. O Calçadão também teve uma parte danificada, mas que já foi revitalizada. Algumas drenagens nos bairros Pedreiras e Lagoa dos Freitas também foram atingidas pelo volume de água, mas já estão recuperadas.

Gazeta: O prefeito Jairo Custódio também já foi secretário de Obras, no mandato passado. De que forma ele acompanha os trabalhos da Pasta?

Luiz: O Jairo já foi, mas nunca deixa de ser secretário de Obras, porque este é um dos setores pelos quais ele mais se identifica. Temos uma parceria muito forte no mandato em geral e principalmente na questão da infraestrutura do município.

Gazeta: Balneário Rincão é uma das menores cidades da Região Carbonífera e, com isso, a população tem um contato mais próximo com o prefeito e o vice. O que as pessoas mais pedem quando os encontram nas comunidades?

Luiz: Ouvimos vários tipos de reivindicações, mas normalmente, o que temos ouvido, modéstia à parte, é que a população está muito entusiasmada. As pessoas ligadas à construção civil relatam algo muito positivo. Geralmente se ouve mais críticas que elogios, porém aqui o que as pessoas mais falam é para continuarmos trabalhando assim, pois a cidade irá crescer ainda mais.

Gazeta: Em relação a outras áreas, fora da secretaria de Obras, quais as principais demandas da população?

Luiz: Devido a pandemia, as pessoas têm uma sensação de insegurança com relação a saúde. Não temos uma reivindicação específica, mas a situação da pandemia no Balneário Rincão é a mesma enfrentada na região e em todo o Brasil. Por isso, trabalhamos para que a população tenha uma sensação de segurança.

Gazeta: Com a ampliação da vacinação e consequente redução dos casos de covid-19, a cidade deve receber mais turistas que em 2020. Como as equipes da secretaria de Obras pretendem trabalhar para a alta temporada?

Luiz: Para nós, o efeito foi contrário. Recebemos muitas pessoas durante a pandemia. Nossos turistas são regionais e, nesse período, muitas pessoas que têm residências em Balneário Rincão e em outras cidades, se mudaram para cá, em busca de ar mais puro e bem-estar oferecido pelo município, com o Calçadão e outros pontos. Nos preparamos para sempre receber as pessoas e, então, a infraestrutura à beira-mar deve receber melhorias constantes.

Gazeta: Quais os projetos a médio e longo prazo na secretaria de Obras?

Luiz: Nosso foco sempre foi e continuará na saúde e infraestrutura. Saúde para as pessoas que residem em Balneário Rincão e infraestrutura para todos, sejam os que aqui moram ou quem vem nos visitar. Trabalhamos por um Rincão forte e que, assim, as pessoas estejam sempre fortes também.