Crise

A chuva desta segunda-feira causou danos não apenas nas estradas e pontes de Treviso, mas também expôs as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município. Em uma entrevista à Massa FM, o prefeito Valério Moretti (MDB) deixou claro que, sem apoio do governo estadual e federal, não será possível recuperar os danos causados na cidade. “Sem apoio, não há como recuperar a cidade. Pelo menos cinco pontes foram danificados, três totalmente destruídos. Não temos dinheiro para isso. Estamos fazendo o possível com os recursos e a equipe que temos, mas sem apoio a situação será complicada. Precisamos de recursos de deputados, verbas do estado e do governo federal, porque sem isso será inviável”, explicou. De acordo com Moretti, a situação do município já estava delicada devido à queda na arrecadação de recursos da mineração e ficou ainda pior com a queda nos repasses devido à redução do ICMS dos combustíveis. “Estamos trabalhando no limite”.

Homenagem

Para celebrar o mês das mulheres, o Poder Legislativo de Forquilhinha entregou Moções de Aplauso para 10 mulheres, sendo duas in memoriam, que se destacaram em diferentes áreas da sociedade. A homenagem foi realizada durante a sessão ordinária especial desta segunda-feira.

Financiamento

Um fundo garantidor de R$ 10 bilhões cobrirá as renegociações do programa de refinanciamento de dívidas de pessoas físicas do governo federal, o Desenrola. Segundo o Ministério da Fazenda, esse valor permitirá refinanciar R$ 50 bilhões em dívidas de 37 milhões de pessoas. O programa ainda está sendo detalhado e deve ser lançado em breve, com o objetivo de garantir a retomada do poder de compra das famílias endividadas.

Eletivas

O mutirão de cirurgias eletivas anunciado pelo governo do estado segue sendo realizado por clínicas e hospitais parceiros em todo o estado. Dados da secretaria de estado mostram que em 22 dias de ação, mais de 10 mil pessoas já saíram da fila de espera. A meta é até a metade do ano atender os mais de 140 mil pacientes que aguardam por procedimentos.

Dia para Reafirmar

Para reafirmar que a mulher pode estar onde ela quiser. Por mais lugar comum que a frase possa parecer, ainda não cabe mais, neste momento de evolução da sociedade, ainda se questionar as capacidades do sexo feminino. As mulheres já deixaram mais do que claro que têm competência para liderar, chefiar, educar e organizar e melhorar o mundo. É uma pena que neste dia tão especial, que recorda uma história de luta por direitos fundamentais, a gente ainda tenha que registrar dados que mostram o aumento no caso de feminicídio e a crescente onda de violência.