Centro Pós-Covid-19 de Içara terá apoio multiprofissional a quem ficou com sequelas

27

Local funciona em anexo à Clínica Municipal de Fisioterapia e Traumato-ortopedia (Cefito), no bairro Jardim Elizabete

Içara

Além dos sintomas durante a fase ativa da doença, que podem variar entre leves, moderados e graves, a covid-19 pode provocar sequelas que requerem acompanhamento médico a médico ou mesmo longo prazo. Para atender a esses pacientes, que muitas vezes precisam de atendimentos em diversas especialidades, Içara conta com um local especializado. O Centro Pós-Covid-19, que funciona em anexo à Clínica Municipal de Fisioterapia e Traumato-ortopedia (Cefito), no bairro Jardim Elizabete, recebe os casos encaminhados pelas unidades de saúde e já alcança importantes resultados na melhora da qualidade de vida destas pessoas.

A equipe conta com especialistas nas áreas de pneumologia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e assistência social. “Assim, conseguimos prestar um atendimento multiprofissional”, explica o coordenador de Atenção Especializada da secretaria da Saúde de Içara, Gustavo de Jesus. “A maior demanda é para pneumologista e fisioterapia respiratória, mas temos grande procura também por fonoaudiologia e reabilitação oral, principalmente nos casos de pacientes que precisaram ser entubados”, destaca.

Sobre a demanda, o coordenador ressalta que os pacientes têm idades variadas. “Não são apenas idosos que precisam desse tipo de atendimento. Temos recebido diversas pessoas em idade produtiva, que tiveram a doença e ficaram com sequelas. A covid-19 não escolhe classe social, idade, cor ou credo”, enfatiza, lembrando que os atendimentos são encaminhados pelos médicos das unidades básicas de saúde. “Atendemos mediante agendamento. Mesmo quem não precisou das unidades de saúde durante a fase ativa da covid-19 deve primeiro consultar um médico da atenção básica”, salienta.

Nos bons resultados, a motivação aos profissionais

Com a alta demanda por atendimentos em saúde durante a pandemia, além dos medos provocados pelos fatores até então desconhecidos sobre a covid-19, os profissionais da área estão cansados, porém, encontram nova motivação nos resultados alcançados no local. “Quem vem está gostando muito da dedicação e do acolhimento de toda a equipe. O retorno sobre nosso trabalho é muito positivo. No meio de tantas discussões durante a pandemia, os relatos que recebemos dos pacientes e familiares nos dão forças para continuar”, comenta, ressaltando a agilidade nos atendimentos. “Em muitos casos, agendamos as consultas mais rápido que as particulares ou para quem possui planos de saúde”, conclui.