Coluna Anderson de Jesus – 15/01/2020

31

Tomógrafo comprado

Hospital São Donato deu mais um passo rumo a melhoria nos serviços que vem prestando à comunidade. Instituição já comprou o tomógrafo que vai ser utilizado para realizar exames nos pacientes internados. Hoje, quando um exame deste tipo é necessário, médicos e a direção do hospital precisam realizar uma manobra. “O paciente precisa ser retirado do São Donato e levado ao São José ou a uma outra clínica que tenha esse equipamento para que o procedimento possa ser feito. Temos que mobilizar ambulância e equipe para isso. O custo do financiamento vai ser o mesmo custo que temos por mês com este serviço. Além disso, o equipamento próprio vai dar mais segurança e conforto aos pacientes”, avalia o diretor Júlio de Lucca.

Recursos entrando

Segundo Júlio de Lucca, aos poucos os recursos oriundos de convênios e emendas parlamentares estão entrando nos cofres da instituição. “Início de fevereiro entra uma nova leva de recursos. Só não entra antes porque a contabilidade do Estado está em recesso, mas no início do próximo mês tudo será normalizado”, argumenta.

Sem bazar

Diferente do que aconteceu nos últimos anos, o São Donato não terá bazar com produtos da receita federal. O motivo, segundo Julinho, é o calendário eleitoral. “É uma fonte interessante de receita, mas em ano eleitoral a Receita Federal não libera esse tipo de evento para ninguém”.

Definida

Depois de um Natal acima do esperado, a CDL de Içara já começa a trabalhar nos detalhes para mais um LiquidaIçara. A promoção que já está no calendário oficial da cidade e dos consumidores da região já tem a data definida. Segundo Alexandre Fernandes, presidente da CDL, a liquidação deste ano será realizada entre os dias 6 e 13 de fevereiro. A ordem é manter os descontos reais de mais de 50% e ajudar o comércio a movimentar a economia da cidade e do comércio de Içara num período em que tradicionalmente as vendas ficam abaixo da média. “O Liquida é um evento consolidado. Os clientes já guardam um dinheirinho para aproveitar os descontos. A intenção é que a data ganhe cada vez mais importância”, explica Fernandes.

No prazo

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Içara, Paulo Brígido, a obra de implantação do Condomínio Industrial Luiz Henrique da Silveira está dentro do cronograma. Neste momento o processo de drenagem das ruas está sendo finalizado e nos próximos dias os operários devem começar o trabalho para implantação da pavimentação. “Em 30 dias vamos ter a documentação necessária para iniciar a venda dos terrenos. Já há várias empresas interessadas em se instalar na nova estrutura e isso vai ajudar a movimentar ainda mais a nossa economia”, explica Brígido.

Polêmica sem fim

Declarações do deputado Jessé Lopes sobre a campanha Não é Não continuam repercutindo. Na Assembleia Legislativa, quando as atividades retornarem, Lopes vai enfrentar a ira da bancada feminina, que não gostou nada nada da postura do parlamentar. Há, inclusive, quem pretenda cobrar da mesa diretora um puxão de orelhas público no parlamentar. Se chamar atenção era o que ele queria, com certeza conseguiu.

Redução

Deputado Rogério Peninha Mendonça está propondo projeto para reduzir a idade para que jovens comecem a trabalhar. A intenção é antecipar dos 16 para os 14 anos a autorização para trabalho com carteira assinada. Atualmente, nessa idade, o jovem só pode atuar como menor aprendiz, sem carteira assinada e com outras limitações.