Evento apontará os campeões brasileiros das categorias Sub-16 e Sub-18

Criciúma

O grupo de xadrez da Fundação Municipal de Esportes (FME)/Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX)/Nações/Unesc/Librelato embarcou ontem (1º) para Florianópolis. Na cidade, os atletas disputarão o Festival Nacional da Juventude (Fenaj). O torneio definirá campeões nacionais em categorias juvenis, e vale pontos no Rating da Federação Internacional de Xadrez. As partidas ocorrem de ontem até domingo (4) no Hotel Faial Prime Suites.

Criciúma terá dois representantes, Maria Clara da Silveira Senger, competindo no sub-16 feminino, e Alessandro Mathias Machado, no sub-16 masculino. Maria Clara começou na modalidade com seis anos, treinando juntamente com seu pai e também atleta, Marcelo Senger. A jovem tem como título mais recente o vice-campeonato estadual, na mesma categoria. Já Alessandro iniciou sua trajetória no esporte há quatro anos, colecionando diversas medalhas, além de se destacar na Olimpíada Brasileira de Matemática, com o 2º lugar.

“Ambos estão classificados para o Pan-americano e o festival será um importante espaço de treinamento para eles”, contou o coordenador de xadrez de Criciúma, Claudionor Pirola. O treinador sinaliza que o evento será uma experiência positiva. “Mesmo jogando em categorias acima de suas idades, acreditamos que farão uma boa campanha”, concluiu.

O torneio é promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez e pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), dentre outras entidades. Segundo consta no regulamento, procedimentos sanitários como o uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as mesas, e disponibilização de álcool 70% são algumas das medidas adotadas para os confrontos.