Baixas temperaturas, que devem continuar nesta semana, elevam procura por roupas e calçados nas lojas, mas também por doações.

Içara

Na manhã de ontem (29), os termômetros instalados na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma, e monitorados pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) registraram a temperatura de 4,1º graus Celsius. A previsão de frio ainda mais intenso para hoje e os próximos dias eleva as expectativas de vendas no comércio, mas também aumenta o alerta dos produtores rurais e das equipes de Assistência Social, devido a possibilidade de danos nas lavouras e demanda por doações.

Além das baixas temperaturas, as chuvas dos últimos dias também fazem com que as pessoas precisem comprar mais roupas. “O principal aumento nas vendas deve ser nos artigos têxteis, calçados e itens de cama e banho”, destaca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, Paulo Brígido, informando que a movimentação nas lojas faz o dinheiro circular em outros setores. “Os comerciantes faturam mais e podem adquirir produtos de outros estabelecimentos. Os vendedores, que recebem comissão, também têm um valor maior no final do mês e podem comprar em outras lojas”, enfatiza.

O frio também deve aumentar o valor do ticket médio das compras para o Dia dos Pais. “Não podemos comprar com o ano de 2020, devido a pandemia, mas a expectativa é de crescimento de 5% nas vendas em relação a 2019”, projeta, frisando que os produtos como blusas e jaquetas têm maior valor agregado. “Abril foi bom, maio foi ótimo e junho foi ainda melhor. Esperamos que julho e agosto sigam neste caminho”, enfatiza.

Cuidados na agricultura

A possibilidade de geada preocupa os produtores rurais de Içara, já que o fenômeno provoca perdas nas plantações. “O frio prejudica o desenvolvimento das plantas. A geada danifica as folhosas, como o alface, além do tomate, couve, abóbora e rúcula”, salienta o presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar e da Pesca de Içara (Coopafi), Fabiano Bortolatto. “Os tubérculos sofrem menos, por estarem debaixo do solo. Já as plantas de grande porte folhas largas, como bananeiras, têm prejuízos que aparecem na safra posterior”, informa.

Para evitar problemas, os produtores precisam acordar ainda mais cedo. “É necessário irrigar as plantas para derreter o gelo”, ressalta.

Outros produtores também acompanham a previsão do tempo. “Não tivemos problemas na madrugada de hoje (ontem), mas se gear aqui, podemos ter prejuízos em algumas culturas”, comenta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair D’Estéfani.

Assistência Social em alerta

Para atender as famílias em vulnerabilidade social, as equipes da secretaria de Assistência Social de Içara trabalharam desde o início da manhã de ontem. “O Bazar Solidário, montado na FAI, dispõe de roupas e sapatos para doação a quem precisa. Há também equipes no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da Esplanada, organizadas para atender as famílias próximas àquela comunidade”, afirma o titular da Pasta, Eduardo Zata, lembrando que as famílias assistidas pelo Cras do bairro Jaqueline serão direcionadas ao Bazar Solidário. “Também temos equipes em alerta para acolher pessoas em situação de rua. Por isso, solicitamos que quem precisar ou encontrar alguém que precise desse acolhimento, nos procure”, frisa.

Por outro lado, quem pode colaborar com doações deve procurar os mesmos locais para entregar cobertores, meias, blusas de lã, moletons, gorros e sapatos. “Ajude com o que você tem em casa e faça a diferença na vida dessas famílias”, conclui Zata.

Uso de aquecedores, lareiras e fogões a lenha exige cautela

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina alerta para os cuidados que devem ser tomados neste período. Nestes dias é preciso se agasalhar e manter a hidratação consumindo água, chás, além de alimentos que auxiliem no aquecimento do corpo.

Ao utilizar qualquer tipo de aquecedor é preciso manter o ambiente ventilado, para a renovação do ar e ainda por motivo de risco de morte, já que nestes casos pode ocorrer por asfixia, em razão do consumo de oxigênio no local, ou intoxicação com monóxido de carbono. Além disso, jamais mantenha um aquecedor elétrico ligado na tomada enquanto toma banho, ou utilize recipientes com álcool e fogo.

A corporação destaca também as precauções com cobertores elétricos, que não devem ser perfurados, molhados ou dobrados, já que isto pode danificar a fiação. Esses aparelhos não devem permanecer ligados enquanto a pessoa está dormindo. Além disso, é preciso conferir se possuem o selo do Inmetro e monitorar, principalmente, a utilização por crianças e idosos.

Em relação aos cuidados com outros equipamentos, o Corpo de Bombeiros ressalta que os aquecedores não devem ser cobertos e precisam ficar longe de cortinas, estofados, móveis e outros materiais inflamáveis. Já antes de acender lareiras e fogões a lenha é recomendado verificar se as chaminés estão em perfeitas condições e em locais seguros.

Em caso de acidentes, o socorro deve ser solicitado através do telefone 193.