Educação na Pauta

A Secretaria de Educação de Içara está iniciando uma campanha para combater a evasão escolar no município. A grande preocupação é com os estudantes que estão no modelo remoto. Eles representam 25% dos alunos do município e estão cada vez se distanciando mais do dia a dia escolar. “O modelo remoto, diferente que as pessoas pensam, não é o online. Nessa modalidade assegurada por conta da pandemia, o estudante retira as atividades na unidade escolar e devem devolvê-las. O problema é que boa parte destes estudantes não está fazendo isso. Neste caso eles não vão conseguir completar o ano letivo”, argumenta a secretária Rose Reynaud.

Criança na escola

Além do trabalho de divulgação e conscientização feito em parceria com a imprensa, equipes do município também vão realizar a busca ativa por estas famílias. A meta é trazer este estudante de volta para o colégio. “As escolas são hoje o local mais seguro para estes estudantes. Estamos cumprindo todas as regras sanitárias para o enfrentamento da Covid-19. Lugar de criança é na escola, é ali que ela aprende. Ela precisa desta interação com o professor e com os colegas para conseguir se desenvolver. Não podemos tolher o futuro destas crianças”, defende.

Recuperação

Em entrevista à Massa FM, Rose ressaltou que o município já trabalha para recuperar o terreno perdido ao longo do ano passado, quando a educação ficou restrita ao modelo a distância. “Houve uma perda considerável e que não será recuperada em um ano. Os mais afetados neste processo foram os alunos que estão em fase de alfabetização. Por isso esse esforço para trazer de volta os alunos na sala de aula. Criança foram da escola é talento desperdiçado”.

Em Criciúma

Prefeito Clésio Salvaro foi o primeiro a se manifestar sobre a necessidade da criança estar na sala de aula. Por aqui a estratégia para a retorno ao modelo 100% presencial é um pouco mais radical. Prefeito tem dito que quem não voltar as aulas vai ser reprovado. Avaliação do secretário Miri Dagostin é que pelo menos 90% já estão de volta aos colégios.

Adiado

Prévias do MDB que estavam programadas para o dia 15 de agosto foram adiadas. Motivo é a pandemia de Covid-19. “Não há definição de quando definiremos a data, pois o momento é de avaliar o cenário para garantir que de fato o maior número de filiados possa participar da escolha do futuro candidato do MDB ao governo do Estado”, explica o deputado Celso Maldaner.

Alguns nomes

O MDB vai ter candidato, o PSL tem Carlos Moisés, o PL Jorginho Mello, o PSB tem o nome de Cláudio Vignatti, o PT Décio Lima, PSDB vai de Gelson Merísio e o PSD tem encaminhado o nome de Napoleão Bernardes.

Só reforço

Doses que chegaram nesta segunda-feira à Santa Catarina são destinadas a aplicação da dose de reforço em quem já recebeu a primeira aplicação. A expectativa agora é que outra remessa seja enviada ainda esta semana para que a imunização siga sendo aplicada e a idade gradativamente vá caindo.