Demanda que havia caído devido à pandemia começa a voltar à normalidade

Içara

Depois de ver os números de atendimentos caírem devido ao receio da pandemia do coronavírus, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara registra aumento na procura nos primeiros meses de 2021. A entidade, que passou a atender no Instituto Casa Rosa, inaugurado em dezembro de 2020, realiza, em média, 280 exames preventivos de câncer de colo de útero ao mês.

Além dos procedimentos de prevenção, o espaço conta com um aparelho de ultrassom e realiza cerca de 24 exames desse tipo a cada semana. “A procura está muito boa. Temos atendido diariamente, mas estamos com horários disponíveis”, ressalta a presidente da entidade, Albertina Niehues, contando que, em caso de necessidade, as pacientes são encaminhadas para a médica mastologista. “Contamos com essa profissional semanalmente, o que agiliza o atendimento quando existe alguma suspeita de câncer a ser avaliada”, informa, frisando que os exames são gratuitos e destinados às pacientes que não possuem condições financeiras de realizá-los de forma particular.

Além da demanda pelos exames preventivos, a Casa Rosa tem recebido visitantes. “As pessoas vêm conhecer nosso espaço e se encantam com o tamanho, a estrutura e tudo que oferecemos, além dos projetos que temos para o futuro após a pandemia”, salienta, destacando a sala de multiterapias. “Já tivemos um dia com yoga e pretendemos ampliar as atividades depois que tudo isso passar”, planeja.

Segundo a presidente, não há qualquer requisito para ser atendida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. “Não temos restrições sobre situação econômica, idade ou ocupação. Acompanhamos todo o processo, desde o exame até o acolhimento humanizado. Nenhuma mulher fica desamparada”, enfatiza, lembrando a atuação da Associação Amigas do Peito de Içara (Ampi), que também funciona na Casa Rosa. “Assim, as pacientes oncológicas têm acesso a psicólogas, fornecimento de perucas e todo o acompanhamento”, salienta.

Entidade precisa de voluntárias

Com 50 mulheres cadastradas, a Rede Feminina precisa de voluntárias. “Algumas já estão com idade avançada e não podem estar conosco com a mesma frequência de antes”, conta Albertina, explicando que não é necessário qualificação profissional ou experiência anterior. “Só precisa ter tempo, vontade de se dedicar e amor pelo que faz. Buscamos voluntárias que sejam bem ativas”, informa.

Para ser voluntária, basta entrar em contato com a Rede Feminina de Içara, através do telefone 48 3432-3461. Além disso, o Instituto Casa Rosa está localizado na rua João Menegaro, 1.185, próximo à garagem da Prefeitura, no bairro Primeiro de Maio.