Moisés convocado

CPI da Covid instalada no Senado confirmou ontem a convocação do governador Carlos Moisés para prestar esclarecimentos sobre os recursos federais repassados ao estado para o enfrentamento da pandemia. Um dos motivos da convocação do governador foi a CPI enfrentada por Moisés para apurar supostas irregularidades na compra de respiradores junto a Veigamed. Moisés emitiu nota e disse que a convocação é política e fruto de pessoas que colocam seus interesses pessoais a frente de tudo.

Auxílio 

Governo do Estado protocolou na Assembleia Legislativa projeto que cria um auxílio emergencial catarinense. Proposta é garantir verba de 900 reais para pelo menos 67 mil famílias do Estado. Expectativa é o projeto seja aprovado sem enfrentar dificuldades.

Ministro na área

O Governo de Criciúma, na companhia do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e de demais autoridades, vai entregar nesta quinta-feira (27) a Segunda Etapa do Canal Auxiliar do Rio Criciúma. A entrega ocorre às 10h, na rua Wenceslau Braz, esquina com a Henrique Lage, no bairro Operária Nova, e também será transmitida ao vivo pelo Instagram da Prefeitura de Criciúma (@prefcriciuma).

Os empregos

Quatro primeiros meses do ano foram marcados pela geração positiva de empregos na região. Criciúma foi o destaque com a criação de mais de 2,5 mil vagas com carteira assinada. A tendência positiva é constatada também nos demais municípios que compõem a região, todos com mais admissões do que desligamentos entre janeiro e abril. Em Içara, foram 785 empregos adicionados no período e, em Morro da Fumaça, 423.

Vacinação 

Secretário de Educação de Criciúma, Miri Dagostin disse durante entrevista à Massa que o início da vacinação dos professores amplia a confiança do governo para retomar as aulas 100% presenciais a partir de junho. “Seguimos com esse propósito. Sabemos o quando é importante para os alunos esse contato com os professores”, ressalta.

Harvard University

Criciumense Luna Dantas, que estuda direito na Universidade Federal de Santa Catarina, foi aprovada para fazer um intercâmbio na Harvard University. Mas para estudar ela vai ter que levantar 100 mil reais. Para tentar arrecadar os recursos ela criou uma vaquinha virtual. “Até o momento eu levantei 30 mil. Se não conseguir levantar todo o dinheiro vou doar o que for arrecadado para a Casa Guido”.

Reforma

CCJ da Câmara aprovou o parecer da Reforma Administrativa. Fim da estabilidade no emprego de novos servidores públicos é um dos pontos da proposta. Agora ela vai tramitar em uma comissão especial que vai avaliar o mérito da proposta. Em Criciúma prefeito Clésio Salvaro já disse que só vai fazer novos concursos quando a reforma for aprovada.

Incentivo 

O Senado aprovou ontem um projeto de Lei que incentiva as empresas na contratação de jovens de 16 a 29 anos sem experiência no mercado de trabalho. O projeto prevê, a título de incentivo às empresas, a redução do INSS patronal de 20% para até 1%, e da alíquota do FGTS de 8% para 1% no primeiro ano de contratação. O projeto segue para a Câmara.