PSL se organiza

De olho na próxima eleição, o PSL de Santa Catarina já começa a se organizar. Nesta terça-feira o partido reuniu suas lideranças regionais na capital catarinense e o processo eleitoral do próximo ano foi um dos temas. O plano A, claro, é ter candidato próprio. O nome natural é o do governador Carlos Moisés, que não esconde a vontade de tentar a reeleição. A outra alternativa seria formar uma aliança e apoiar outro nome. Neste caso, a saída mais provável é o nome do senador Jorginho Mello, do PL, um dos catarinenses mais alinhados ao presidente Bolsonaro. “Essa é uma possibilidade, mas é muito cedo para falar disso. Há ainda muito que se discutir e a gente sabe que estes assuntos são acertados nas vésperas do início do processo eleitoral”, argumenta o vereador Júlio Kaminski, coordenador Regional do PSL. Ele foi um dos representantes no encontro.

Na região

Por falar em governador Carlos Moisés, ele cumpre agenda nesta quinta-feira na região. Ao lado do secretário Luiz Fernando Cardoso, vai apresentar ações para melhoria da educação em Criciúma. Ato está programado para o fim da tarde e vai terminar com uma coletiva para a imprensa. Antes disso o governador vai entregar a ordem de serviço para a conclusão das obras da SC-442, que faz a ligação entre Cocal do Sul e Estação Cocal, em Morro da Fumaça.

Turismo na pauta

Seminário da Inovação que será realizado na próxima semana pela Associação Empresarial de Içara coloca o turismo na pauta. Um dos cases que serão apresentados no encontro, que é virtual, será o da Fluss Haus, de São Martinho. Objetivo da Acii com o evento é qualificar os empreendedores e impulsionar o desenvolvimento dos negócios da região. Evento é gratuito e online. Para fazer a inscrição basta acessar o seinovacao.com.br.

Plano Diretor

As delimitações dos zoneamentos conforme as emendas propostas ao projeto de lei do novo Plano Diretor de Içara foram apresentadas aos vereadores ontem. O arquiteto urbanista Vitor Rovaris, que está contribuindo com os estudos, apresentou no mapa as propostas. “Essa visualização pelo mapa facilita o entendimento, pois é possível identificar os locais, assim esclarecendo o debate”, comentou Rovaris.

Obra garantida

O Ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas confirmou ontem, em reunião com os integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense, a continuidade das obras estruturantes de Santa Catarina. Na lista destas obras está a Serra da Rocinha, que faz a ligação de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul através de Timbé do Sul. “O pedido é para que a Serra da Rocinha seja finalizada. A obra está praticamente concluída e precisa de pouco investimento para ser entregue a população. Esse foi o pedido feito ao ministro, que se comprometeu com os recursos”, explica o deputado Daniel Freitas (PSL) em vídeo publicado nas redes sociais.

Vacinados

A Vigilância Epidemiológica de Içara vacinou ontem (19) mais 40 oficiais de segurança contra o Covid-19. Entre eles, foram dois bombeiros e 38 policiais militares. Esta vacinação específica é feita nominalmente para aqueles profissionais do Estado que atuam em ações de combate e enfrentamento nas ruas. Os profissionais a serem vacinados são escolhidos pela Secretaria de Estado da Saúde, conforme lista que é encaminhada pelos comandantes de cada setor, cabendo ao município apenas chamar os vacinados e proceder a aplicação.

Dificuldades

Delegado Ulisses Gabriel, responsável pela Comarca de Urussanga, foi na sessão da Câmara de Morro da Fumaça para falar das dificuldades enfrentadas com a falta de efetivo da Polícia Civil no município. “Nós precisamos nos unir, Legislativo, Executivo, Judiciário, junto com o Ministério Público e buscar soluções para os municípios. Em Morro da Fumaça acontecem muitos crimes, têm saídas com vários municípios, fica próximo da BR-101. Precisamos nos unir para reivindicar as devidas melhorias para a cidade, atualmente com a estrutura que nós temos disponíveis fizemos o máximo que podemos, mas há necessidade de melhorias”, afirmou Ulisses.

Absorventes higiênicos

O fornecimento gratuito de absorventes higiênicos para crianças e adolescentes femininas nas escolas municipais de Içara foi sugerido pela vereadora Carla Vieira de Souza (MDB), ao Poder Executivo, via indicação aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal desta semana. Carla de Souza explicou que a ideia é o município disponibilizar esse item de higiene nas escolas municipais e posteriormente estender nos postos de saúde. “O Poder Executivo pode fazer uma análise sobre a viabilidade econômica desta proposta, para ser aplicado no município”, disse a vereadora, salientando que falar de menstruação ainda é um tabu no país, sendo um assunto muito sério, pois apesar de ser um produto relativamente barato, ainda existem pessoas que encontram dificuldades de acesso aos absorventes higiênicos.