Com estas doses e com as demais que chegam nos próximos dias deve-se concluir a vacinação das pessoas com 60 anos ou mais e dos trabalhadores da saúde

Da Redação

Mais uma remessa com 218,5 mil doses da vacina contra a Covid-19 chegou a Santa Catarina na quinta-feira (29) e já está chegando nos municípios para vacinação na sexta e no fim de semana. Neste lote há 4 mil doses da vacina da Sinovac/Butantan e outras 214,5 mil da Astrazeneca/Fiocruz.

“O nosso trabalho no Governo do Estado é garantir que essas vacinas cheguem da forma mais rápida possível aos municípios para garantir a imunização da população. Estamos trabalhando também pela busca ativa dos catarinenses que fazem parte dos grupos prioritários para que não deixem de receber a vacina”, afirma a governadora Daniela Reinehr.

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, com estas doses e com as demais que o Estado irá receber nos próximos dias deve-se concluir a vacinação das pessoas com 60 anos ou mais e dos trabalhadores da saúde.

Todas as 214,5 mil doses da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz serão utilizadas como dose 1 (D1) e serão destinadas à vacinação dos idosos de 60 a 64 anos; trabalhadores de saúde, de acordo com a solicitação de complementação realizada ao Ministério da Saúde; e profissionais das forças de segurança e salvamento.

As 4 mil doses do laboratório Sinovac/Butantan serão para a dar continuidade à aplicação da dose 2 (D2) nos idosos com idade entre 65 e 69 anos. No entanto, pelo número reduzido, as doses serão enviadas somente para 13 municípios: Gaspar (130), Florianópolis (1240), Rancho Queimado (10), Santo Amaro da Imperatriz (50), São José (580), Tijucas (80), Penha (80), Balneário Piçarras (50), Jaraguá do Sul (290), Barra Velha (70), Itapoá (70), Joinville (1200) e Rio do Sul (150).

“Para definir os municípios que vão receber as doses da vacina do laboratório Sinovac/Butantan, a Dive realizou um levantamento junto às secretarias municipais de Saúde e verificou quais possuem necessidade imediata de novas doses para finalizar o esquema de vacinação com a dose 2”, explica o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.

Criciúma recebe mais 6,3 mil doses

Do lote que chegou, Criciúma irá receber 6,3 mil doses de Astrazeneca. Elas serão aplicadas em idosos acima de 60 anos cadastrados no Portal Minha Vacina e 1,5 mil doses para profissionais de saúde cadastrados no telefone 156.

A imunização será feita por livre demanda e/ou por chamado da unidade de saúde, mas só serão vacinadas as pessoas que tiverem cadastro no minhavacina.criciuma.sc.gov.br. Os horários e faixas etárias devem ser respeitados para facilitar a logística e evitar aglomeração. Moradores do Centro continuam sendo vacinados no Estádio Heriberto Hülse.