Expectativa é de que os trabalhos não causem muito transtorno à população

A primeira etapa das obras de revitalização da área central de Içara, que inicia nesta segunda-feira, tem prazo de ser concluída em 60 dias. No primeiro momento, será realizada a macrodrenagem que vai triplicar a capacidade de escoamento de água da Avenida Procópio Lima, numa extensão de 350 metros, que inicia na esquina da Rua Marcos Rovaris e termina na travessia do viaduto da SC-445.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Arnaldo Lodetti Júnior, após o término da drenagem fluvial da via, será pavimentado em asfalto todo o trecho que compreende as Ruas Marcos Rovaris e Amaro Maurício Cardoso, numa extensão de 150 metros.

“A topografia começa na segunda-feira, enquanto as obras começam no dia 2 de abril. Calculamos aproximadamente 60 dias de trabalho para a conclusão da primeira etapa destas obras”, conta Lodetti. “A conclusão será em, no máximo, 90 dias”, ressalta. A segunda etapa das obras tem licitação prevista para o dia 8 de maio.

Na terça-feira, o secretário Arnaldo se reuniu com o secretário de Serviços Urbanos, Geraldo Baldissera, o Samae, o Departamento de Trânsito, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Polícia Militar. “Nos reunimos no intuito de nos organizarmos para a execução dessa obra que é muito importante e vai mexer com o dia-a-dia da cidade”, conta. “Isso se faz necessário para nós resolvermos, de forma mais efetiva, a questão dos alagamentos da área central de Içara e dar mais tranquilidade para as pessoas”, completa.

Segundo o secretário, na primeira etapa, a Rua José de Alencar, no bairro Primeiro de Maio, também terá capa asfáltica no trecho entre a Rodovia SC-445 e a Avenida Dilcio Esmael da Silva. Na segunda etapa, nove ruas serão repavimentadas na parte central. “A Revitalização do centro se faz necessária em virtude de que, após obras realizadas nos bairros, neste momento a administração se volta a executar ações com metas de reformulação na área central”, explica.

Novo Paço Municipal

O prédio da Prefeitura de Içara passará por ampliação e reforma. Até o momento, a reforma está em fase de processo licitatório. De acordo com o secretário Arnaldo Lodetti Junior, serão construídas duas novas torres na lateral da Prefeitura e o prédio antigo será reformado. O edital já foi lançado e a obra está orçada em R$ 10 milhões. Segundo ele, a previsão é que (aproximadamente) no dia 6 de abril ocorra a entrega dos envelopes. Após isso, ocorre o credenciamento das empresas, depois a abertura do prazo de cinco dias de recurso e, após isso, acontece a abertura das propostas. “Se tudo estiver certo, haverá mais cinco dias de recurso, depois é feito o contrato e a ordem de serviço”, conclui.