Decretada

Parada há mais de seis anos, a Carbonífera Criciúma teve sua falência decretada pela Justiça. Decisão foi tomada depois que o modelo de recuperação judicial foi rejeitado em Assembleia. “Tendo em vista a rejeição do plano de recuperação judicial apresentado pela recuperanda, a convolação da recuperação judicial em falência é medida que se impõe, nos termos do art. 58-A, caput, da Lei 11.101/2005”, justificou o magistrado Sérgio Renato Domingos em sua decisão. A decisão foi celebrada pelos ex-funcionários, que tem agora a esperança de receberem seus créditos trabalhistas. A estimativa é que a dívida total da empresa seja superior aos 200 milhões de reais sem levar em consideração o passivo ambiental. Ainda cabe recurso contra a decisão e a tendência é que a empresa apresente a contestação nos próximos dias.

Na região

O deputado Kennedy Nunes, presidente estadual do PTB, cumpriu agenda ontem na Região Carbonífera. Ao lado do deputado estadual Jessé Lopes e dos coordenadores do partido na região, ele pretende trabalhar para construir as executivas municipais e conversar com lideranças que se identificam de imediato com as bandeiras defendidas pelo PTB. Um dos destaques da agenda é o encontro da “coalização conservadora” com a apresentação das executivas da Amrec e novas adesões. Passou pela Esucri, Alianda, Polícia Militar e segue nesta sexta com suas atividades políticas pela região.

Encontro de gestores

Prefeito Jairo Custódio recebeu ontem o presidente da Cooperaliança. Na pauta do encontro com Reginaldo de Jesus, as ações para garantir segurança e qualidade no abastecimento para a praia durante a temporada de verão, quando o Rincão deve registrar novo recorde de visitantes e, por consequência, mais consumo de energia. Falando em Praia e Cooperaliança, a cooperativa concluiu nesta semana o investimento de 350 mil reais que vai garantir reforço no abastecimento para o Balneário Torneiro.

Grande história

Foi de um bate-papo sobre um calçamento em obras que nasceu, há 10 anos, a construtora Baldissera. Com 50 empreendimentos acumulados na última década, a empresa comemora o bom momento e o aquecimento do mercado. Em entrevista à Massa FM, o diretor Samuel Baldissera destacou os últimos ajustes para o lançamento de novos empreendimentos, a conclusão de obras importantes como o Montpellier e a presença em cada vez mais municípios. Na próxima quinta-feira, a partir das 20 horas, nas redes sociais da Construtora, tem live com premiação para os clientes e show com Neguinho e Emanuel.

Em Içara

Deputado estadual Volnei Weber (MDB) cumpriu agenda ontem em Içara. Foi ciceroneado pelo ex-prefeito Gentil da Luz, com quem tem estado cada vez mais próximo. Gentil, pelo que se especula, deve ser um dos apoiadores de Weber em sua campanha à reeleição no próximo ano.

Com a Unesc

Presidente da Câmara de Morro da Fumaça foi em busca de apoio da Unesc em projetos na cidade. Conversa foi realizada na quarta-feira com a reitora Luciane Ceretta. “Esse contato com o Legislativo fumacense, através do nosso ex-aluno Luciano Formentin, tenho certeza irá gerar bons frutos. Nós temos vários projetos que podem ser aplicados e que já são aplicados em outras cidades, Morro da Fumaça sempre esteve em nosso plano. Nós agora vamos delinear as ideias conversadas e em breve pretendemos apresentar ao Poder Executivo para que possamos formalizar os detalhes e colocar em prática tudo que foi planejado”, afirmou a reitora da Unesc.

Trabalho

A pesquisa mais recente do IBGE concluiu que o país tem 14,8 milhões de desempregados, o que representa 14,7% da população economicamente ativa. Mas esse índice é ainda maior entre os mais jovens. Na faixa etária de 14 a 17 anos, 46% estão em busca de trabalho. E, de 18 a 24 anos, o desemprego afeta 31% das pessoas.

Rejeitada

Anvisa rejeitou por unanimidade a aplicação da Coronavac em Crianças e adolescentes. Decisão foi anunciada ontem. Por ora, só Pfizer está liberada para aplicação a partir dos 12 anos.