Escola Alaíde Tabalipa suspende aulas em luto por professora vítima da Covid-19

90

Foi a primeira morte por complicações da doença registrada pela rede estadual de ensino na Região Carbonífera desde o início do ano letivo

Içara e Balneário Rincão

Ontem (12) não houve aula na escola Alaíde Tabalipa, na comunidade de Esplanada, em Içara. Colegas, pais e estudantes estão de luto pelo falecimento no domingo da professora Adriana Antônio Luciano, de 52 anos, em decorrência da Covid-19. Segundo a coordenadora regional de Educação, Ronisi Guimarães, trata-se da primeira morte por complicações da doença registrada pela rede estadual de ensino na Região Carbonífera desde o início do ano letivo, em 18 de fevereiro.

“Infelizmente, tivemos a perda da professora Adriana e lamentamos muito por isso. Ela iniciou o trabalho junto com os demais colegas e vinha lecionando normalmente (no sistema híbrido), até que há 10 dias apresentou os sintomas e foi afastada, conforme o protocolo”, afirma Ronisi. Ela explica que a unidade escolar passará por sanitização, mas posteriormente as atividades presenciais serão retomadas. “Como dentro da escola são seguidas todas as orientações, como uso de máscara, distanciamento, higienização, não há necessidade de afastamento da turma”, justifica.

Ainda de acordo com Ronisi, a regional mantém uma planilha de dados para acompanhamento dos casos de infecção por coronavírus nas escolas da rede estadual. Cada unidade escolar tem um responsável por alimentar os dados, que são centralizados pela Secretaria de Estado da Educação e monitorados pela CRE Criciúma. “Esse levantamento é feito semanalmente, às sextas-feiras, e o mais recente aponta que tivemos contaminação de 0,5% entre alunos e de 1,7% entre professores. São números relativamente baixos, pela cobrança e pelos protocolos de segurança que precisam ser seguidos”, considera.

Outros professores

A Prefeitura de Içara emitiu uma nota pelo falecimento da professora Adriana, da rede estadual, e também pelo falecimento da professora Maria Fernanda Francelino Aires, ontem (12). Ela era professora da rede municipal e tinha 25 anos.

“Seremos eternamente gratos pelas contribuições das nossas servidoras”, indica a Secretaria Municipal de Educação sobre a contribuição aos jovens içarenses. “Lamentamos e expressamos nossos sentimentos aos familiares e amigos neste momento de tristeza”, pontua o texto.

Além das duas professoras, o professor de Criciúma Wilson Bernardo Borges, da escola municipal Professora Lili Coelho, também perdeu a batalha contra a Covid-19. Ele era professor de Educação Física e tinha 29 anos.

Gestantes em óbito

Maria Fernanda era gestante. Além dela, foi registrada a morte de outra gestante no fim de semana. Uma outra gestante de Içara está na UTI. Os médicos fizeram uma cesária e o bebê está bem, mas a mãe segue internada.

31º óbito no Rincão

O Rincão registrou também ontem (12) o 31º óbito por Covid-19. Trata-se de um homem com 82 anos, que deu entrada no hospital dia 11 de março e faleceu no sábado dia 10 de abril.  Somente hoje a vigilância foi notificada. Balneário Rincão conta com 30 casos suspeitos, 1221 curados, seis pessoas hospitalizadas em Uti ou leito clínico, 11 pessoas em tratamento e 31 óbitos.