Equipe de Assistência Social continua realizando cadastramento de famílias

Até esta terça-feira, a equipe de Assistência Social de Içara continua a realizar o cadastramento de pessoas que sofreram danos em suas residências durante as fortes chuvas da última sexta-feira. Na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), do bairro Vila Nova será feita uma campanha de arrecadação de móveis para serem entregues às famílias afetadas.

De acordo com o coordenador da Defesa de Civil de Içara, Nestor Brunel, conforme o último levantamento, são 160 desalojados e duas famílias desabrigadas. “Mas este número tende a aumentar, pois ainda não fizemos o levantamento total na Esplanada”, conta.

A Vila Nova foi a área mais atingida em Içara. Uma sala de crise foi montada na sede do Samu. “A Vila Nova 2 (antiga Sapolândia) foi bastante afetada, além do Cristo Rei, Liri, Poço Oito e Loteamento Jussara”, lembra Nestor.

Segundo ele, todas as áreas mais baixas alagaram. “Nós temos 45 pontos de alagamento, com 350 casas e 1,2 mil pessoas afetadas de alguma forma pela chuva até o momento”, diz. “Não houve nenhuma vítima nesses alagamentos. Vamos continuar trabalhando e levantando os números para restabelecer à normalidade”, afirma.

Os moradores desalojados foram encaminhados para casas de familiares e retornaram no sábado. O fornecimento de água nas torneiras havia sido interrompido, mas no sábado à tarde voltou à normalidade. “Os moradores que voltaram para as suas residências fizeram a limpeza, pois as casas alagadas ficaram sujas de lama em razão das fortes chuvas”, conta.

Uma campanha de arrecadação de alimentos foi realizada pela Defesa Civil. Além disso, roupas pessoais e de cama também foram arrecadadas e entregues às pessoas que estavam desalojadas.

Criciúma

O coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, Dioni Pereira de Borba afirma que, em Criciúma, três pontos específicos foram mais afetados no município: Sangão, Vila Francesa e Quarta Linha. “Também houve alguns pontos na região central, só que mais tranquilo”, afirma.

A Defesa Civil do município precisou acionar o gabinete de crise e o Grupo de Pronta-Resposta, na sexta-feira para atender a região da Quarta Linha para a retirada de pessoas de suas residências. “Encaminhamos elas para o abrigo provisório, montado no salão da Igreja Católica. Foram oito famílias, totalizando 26 pessoas no bairro”, conta.

Segundo ele, essas ações ocorreram por medida de prevenção e, logo após o evento climático, as pessoas foram encaminhadas para as suas residências. Conforme Dioni, 400 famílias foram afetadas diretamente em Criciúma. “Nas últimas 12 horas do dia do evento (sexta-feira), registramos chuva de 127 milímetros”, revela Dioni.

O município de Criciúma não decretou situação de emergência porque, segundo ele, os serviços públicos básicos de atendimentos hospitalares, secretarias de Saúde e Educação estão funcionando normalmente e todas as vias públicas que foram interditadas provisoriamente na noite de sexta-feira já haviam sido liberadas. “Nesta segunda-feira, todos os pontos de alagamentos já estavam em normalidade e toda malha viária funcionando normalmente”, ressalta.

Região

Nos municípios vizinhos, Sangão ainda conta com pontos de alagamentos, assim como em Forquilhinha. Segundo ele, o trânsito ainda é lento em razão da lama na pista. “Todos os motoristas precisam manter bastante atenção para dirigir na localidade, pois ainda existem alguns transtornos. Mas a Defesa Civil do município vem trabalhando para restabelecer a normalidade o quanto antes”, afirma.

Em Cocal do Sul, foi decretada situação de emergência, assim como Jaguaruna, que decretou situação de emergência e calamidade pública. Conforme Dione, a Secretaria de Estado de Defesa Civil visitou toda a região e ajudou a fazer o levantamento dos municípios, além de acompanhar os trabalhos e dar suporte jurídico e financeiro às comunidades dos municípios da região.

Previsão para os próximos dias

Durante esta terça-feira, a previsão é de chuva com trovoadas, enquanto na quarta, haverá a presença de Sol. “Os meteorologistas estão monitorando e qualquer situação fora da normalidade nós emitiremos alerta para toda a região Sul, pois esse é um período de intensas chuvas”, lembra o coordenador da Defesa Civil de Criciúma.

Ele lembra que além de profissionais da Defesa Civil, também estão engajados integrantes do Corpo de Bombeiros, Exército, Agentes de Trânsito e secretarias Municipais de Infraestrutura, Saúde, Assistência Social e Vigilância Epidemiológica nas ações para a retomada da normalidade na região.