As eleições

O Fórum das Entidades de Criciúma (Forcri) vai encaminhar um pedido aos deputados federais e senadores que representam Santa Catarina em Brasília. A solicitação será enviada ao deputado Daniel Freitas (PSL), preside o Fórum Parlamentar Catarinense.  O Forcri quer que os políticos catarinenses defendam a transferência do processo eleitoral deste ano. “O pedido será para a transferência das eleições e a realização do pleito em 2022 unificando o processo eleitoral do Brasil”, explica Fernando Zancan, um dos integrantes do Forcri. No documento, o Forcri também vai pedir que a verba do Fundo Partidário seja revertida para investimentos na economia e a saúde, afetadas pela pandemia de coronavírus. Novo presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso já disse que é contrário ao adiamento das eleições, mas já avisou que só vai se manifestar oficialmente sobre o assunto ao final do mês de junho.

Positivo

Presidente da CDL de Criciúma, Andrea Gazzola avaliou a primeira semana de reabertura do comércio. “O movimento foi maior no início da semana, mas agora a situação está tranquila. As pessoas estão indo de máscara, as pessoas estão se protegendo e o comércio está dando todas as condições para que a economia volte a girar”, explica. Segundo ela, os lojistas também trabalham para garantir a liberação de outros setores. “Os shoppings, galerias, ônibus, restaurantes, eles também precisam voltar”, defende.

Os eventos

Setor de eventos ainda torce para que o governador Carlos Moisés reveja sua posição e libere, antes de junho, a volta das atividades. “Não os grandes eventos, como os shows, mas os aniversários, batizados, estes podem ser retomados com os devidos cuidados. O nosso setor envolve muita gente. Desde quem organiza o evento até aquele pessoal que faz o docinho e o salgadinho e tira dali o seu sustento. Não há como suportar uma paralisação tão longa”, defende Daiane Pavei Savi.

Apoio

Associação Empresarial de Criciúma já distribuiu mais de mil cartões de débito para famílias carentes. O valor creditado no cartão equivale a uma cesta básica. A ACIC também está orientando os empresários dos mais diversos setores para atravessar o momento de crise. “Estamos prestando consultoria e assessoria para ampliar as chances dos empresários de se manter atividade e garantir a manutenção dos empregos”, argumenta o presidente Moacir Dagostim. Nesta manhã tem encontro na Acic para buscar alternativas para o setor da gastronomia.

Lojas

CDL de Içara anunciou que lojas estarão abertas na terça-feira, feriado nacional de Tiradentes. Objetivo é recuperar o tempo perdido com o fechamento das lojas durante a quarentena. Em Içara a ação é coletiva, o comércio todo abre. Em Criciúma, CDL também anunciou que está liberado o funcionamento do feriado. Mas em Criciúma não é uma posição coletiva, vai abrir quem quiser.

O hospital

Governador Carlos Moisés desistiu de implantar o Hospital de Campanha em Itajaí. O valor de 78 milhões pegou mal. Moisés foi alvo de críticas e recuou. Anunciou agora que vai implantar 10 hospitais de campanha pelo Estado. Não deu prazo. A verdade é que 30 dias depois de iniciar as ações de combate ao Covid-19 se avançou pouco ou quase nada para ampliar a capacidade de atendimento no sistema de saúde do Estado.

Liberado

Rodrigo Gonçalves já não faz mais parte da diretoria do Hospital São Donato. Protocolou pedido de afastamento na última semana de março. Precisava adotar a medida para garantir a condição de candidato a uma vaga na Câmara de Içara. O progressista já vem trabalhando forte em busca de apoio para tentar ficar entre os 15 eleitos.

Tem mudança

PSL de Içara passou por mudanças. Empresário Adalberto Pizzetti foi destituído do comando da sigla. Partido agora está sob o comando de Henrique Guglielmi. Tendência é que o PSL se aproxime do PP, do PDT e do PL. Essa, em tese, é a chapa que vai reunir a oposição na próxima eleição em Içara.

EAD

Estudantes do Balneário Rincão iniciam suas atividades a distância nesta segunda-feira. Foi a alternativa encontrada pelo município para manter os estudantes em atividade e deixar tudo aquecido para a volta das aulas presenciais em junho.

Aprovado

População de lçara tem aprovado em sua esmagadora maioria as ações que estão sendo tomadas pelo município no combate ao coronavírus. O uso das máscaras é um exemplo disso. Pelo menos 80% das pessoas já estão usando.