Agência da Previdência Social de Içara suspendeu atendimento presencial desde a volta à fase vermelha na classificação estadual do Risco para Covid-19

Içara

A pandemia causada pelo novo coronavírus acarretou transformações na vida das pessoas e, com as medidas restritivas para combate-lo, ocorrem mudanças em áreas e atividades de atendimento aos mais podres e sem acesso a internet. Para o vereador Edson Freitas (MDB), ainda que o trabalho de forma virtual evite o deslocamento dos cidadãos ao acessar os serviços de casa, pelo computador ou celular, nem todos podem ter tal comodidade.

“A modalidade virtual acabou prejudicando as pessoas mais carentes ou sem conhecimento tecnológico”, avisa o vereador, que requereu à Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social em Criciúma (Superintendência Regional do INSS) que coloque à disposição um servidor na agência de Içara, para efetuar o agendamento dos serviços, benefícios previdenciários e o fornecimento de senhas provisórias para utilização no portal do INSS na internet.

“As pessoas quando vêm na porta do INSS requerer um benefício, seja ele um auxílio acidente, aposentadoria ou qualquer outro, se não tiverem conhecimento para usar os canais de comunicação elas ficam desamparadas, tem casos que precisam se dirigir até Criciúma. Nossa cidade precisa deste importante serviços”, comentou Freitas.

O requerimento do vereador foi aprovado pela Câmara Municipal, na sessão ordinária realizada na segunda-feira. A Previdência Social suspendeu o atendimento presencial e os agendamentos na Agência da Previdência Social de Içara desde a volta à fase vermelha na classificação estadual de Risco para Covid-19.