Atualmente, o estado é a única da região sul do Brasil sem um Consulado da Itália, tendo apenas um “consulado honorário” em Florianópolis e duas agências consulares em Joinville e Criciúma

Da Redação

Os deputados estaduais Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Frente Parlamentar Santa Catarina e Itália, e Mauro de Nadal (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, anunciaram a possibilidade de estabelecer um Consulado da Itália em Santa Catarina. Durante uma missão na Itália, eles se reuniram com o vice-ministro de Relações Internacionais Giorgio Silli para iniciar as tratativas oficiais para a instalação dessa estrutura na capital catarinense.

A iniciativa visa melhorar os serviços consulares, tornando mais acessível a busca pela cidadania italiana em Santa Catarina. Atualmente, Santa Catarina é a única na região sul do Brasil sem um Consulado da Itália, tendo apenas um Consulado honorário em Florianópolis e duas agências consulares em Joinville e Criciúma. A obtenção da cidadania italiana só é possível nos consulados.

A comitiva de deputados pretende estreitar os laços entre o estado brasileiro e a Itália, promovendo intercâmbios em diversas áreas, incluindo o turismo e aproveitou a visita à Itália para discutir acordos de intercâmbio acadêmico com a Universidade La Sapienzza, visando parcerias com instituições de ensino catarinenses. A comitiva permanece na Itália até o próximo dia 13 de setembro.