Em algumas cidades da região haverá atos virtuais ou não em lembrança à importância da água
Da Redação
Hoje (22) é Dia Mundial da Água. As fundações ambientais da região irão fazer atos em lembrança à data e importância ao insumo que propicia a vida no planeta. Em Criciúma, a Fundação do Meio Ambiente (Famcri), irá realizar hoje (22) dois encontros remotos abertos ao público, para debater sobre a importância da água e suas formas. As duas ações serão uma palestra sobre rios e uma mesa redonda sobre a restauração ambiental de rios urbanos, feita em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
“Queremos reforçar a todos a importância dos rios e afluentes, onde somando forças entre a população civil, entidades e governo, poderemos contribuir para manter e ou melhorar eficácia da água e consequentemente a saúde dos seres vivos”, disse o presidente da Famcri, Robson Izidro, sobre o objetivo dos eventos.
O primeiro encontro, será uma palestra ministrada pelo geólogo da Famcri, Maurício Thadeu Fenilli de Menezes e será sobre ‘As diferentes faces do caminho das águas: morfologia e processos fluviais’. Nele, serão levantados pontos sobre a importância dos rios do meio ambiente natural e do meio urbano. “Falaremos sobre as formas, padrões e processos que formam os rios, apresentando casos de Criciúma, da região carbonífera e de diversos países”, declara Maurício. A palestra será realizada duas vezes no mesmo dia, às 9h e depois às 14h, pelo link: https://meet.google.com/bat-xtss-qsw.
Já a segunda ação, será uma mesa redonda sobre ‘A revitalização de rios urbanos e restauração ambiental: estudos aplicados ao rio Criciúma’. O debate terá cinco participantes: o diretor de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Famcri, Felipe Soratto Monteiro e representantes, professores e acadêmicos da Unesc. Ela ocorrerá às 19h no link: youtube.com/unesctv.