Serviço de Atendimento 24 horas da concessionário de pedágios começa domingo

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Usuários terão à disposição, por exemplo, com a concessão privada, socorro médico e mecânico

Da Redação

A CCR ViaCosteira, concessionária dos pedágios do trecho sul da BR-101 em Santa Catarina, começará neste domingo (7), a oferecer estrutura gratuita de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). São Bases de Atendimento, viaturas de apoio e socorro médico e mecânico, além de inspeção do tráfego entrando em operação. No total serão 150 profissionais a serviço do usuário, já treinados e qualificados para prestar o atendimento aos usuários.

Toda essa operação acontece em sistema integral, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inteiramente à disposição do usuário sempre que ele necessitar de algum apoio durante o percurso.

No total são quatro Bases de Atendimento ao Usuário, duas Bases Operacionais e 19 equipamentos, sendo: quatro resgates, dois resgates UTIs móveis, cinco guinchos entre leves e pesados, seis viaturas de inspeção de tráfego, dois caminhões para apreensão de animais, dois caminhões de combate a incêndio e duas mini pás carregadeiras para atendimento a incidentes.

As Bases SAUs funcionam 24 horas por dia e contam com banheiros com acessibilidade, fraldário, café, água potável, microondas, área para descanso, estacionamento, livro de manifestações do usuário e totem de autoatendimento para contato direto com o Centro de Controle Operacional (CCO), entre outras informações da Concessionária. Essas estruturas estão localizadas em Imbituba (km 269), Laguna (km 308), Jaguaruna (km 351) e São João do Sul (km 451).

 A Inspeção de Tráfego, atua no monitoramento de todo o trecho e tem como objetivo detectar quaisquer ocorrências e anormalidades por toda a faixa de domínio que possam interferir no bom andamento do fluxo.  Os profissionais que atuam na área, monitoram a via, cuidam da sinalização e realizam a liberação de pista, quando necessário. Também realizam o combate a pequenos focos de incêndio, retiram resíduos da faixa de rolamento, entre outros.

O serviço Atendimento Pré-Hospitalar salva vidas. Neste atendimento, no ambiente do acidente, acontece a estabilização adequadamente às vítimas, o que reduz o tempo de internação. Ele será prestado por 66 profissionais entre socorristas, enfermeiros e médicos. Esses colaboradores passaram por treinamento específico focado no atendimento de ocorrências de trânsito, estando aptos, inclusive, a realizar o desencarceramento de vítimas presas em ferragens. Ao todo serão seis ambulâncias, das quais duas serão UTIs móveis dotadas com os melhores equipamentos de socorro médico, dispostas em locais estratégicos ao longo da rodovia e prontas para atender ocorrências no menor tempo possível.

Os colaboradores que atuarão no socorro mecânico estão capacitados em realizar diagnósticos veiculares simples, como pane mecânica, elétrica, seca. Além disso, podem fazer a troca de pneus, recarga de baterias e pequenos reparos. Caso não seja possível resolver o problema, o veículo do usuário poderá ser removido para o local de apoio mais próximo, por meio de uma de suas cinco viaturas de guincho leve e pesado.

A CCR ViaCosteira disponibilizará canais de comunicação como o 0800 para informações e emergências, site institucional, aplicativo e painéis de mensagens variáveis móveis, com dados da rodovia.