Gestação difícil

Depois de toda a mobilização registrada durante a manhã desta segunda-feira em Içara e dos últimos movimentos do Governo do Estado não há dúvidas que a verba para a maternidade do Hospital São Donato será garantida. É questão de tempo. Tudo deve ser resolvido na quinta-feira durante reunião o Secretário de Estado e os líderes da região.  Mas a verdade é que não precisava de tudo isso.  Dispendeu-se energia e tempo para algo que já estava sacramentado. É como se tivessem transformado um parto natural em uma gestação difícil, naquelas em que a criança nasce a fórceps, depois de horas de esforço. Mais uma vez erro do Governo do Estado, que se comunica mal, toma decisões sem discutir com as partes e gera crise onde não tem.

Desnecessário

Falando em crise desnecessária o Governo Federal também tem se especializado no assunto. Jair Bolsonaro foi eleito cercado de uma expectativa gigantesca, mas enquanto a economia se arrasta e o desemprego aumenta ele gasta tempo e energia para discutir o sexto dos anjos. Se apega a propaganda do Banco do Brasil, ao curso de filosofia e sociologia, ao horário de verão e as declarações polêmicas dos filhos. Até quem é Bolsonaro até debaixo d´água já acha que está na hora de priorizar temas mais importantes, para o Bem do Brasil.

 De positivo

A mo0bilização realizada pelos prefeitos da região. Ficou claro neste e também no episódio da possível mudança no prédio da Celesc que os prefeitos têm trabalhado em grupo. Seguem em uma linha defendida pelo prefeito Clésio Salvaro tão logo ele assumiu a Amrec. Desta maneira, de fato, devem ter mais sucesso na luta pelas pautas regionais.

No telhado

Proposta do prefeito Clésio Salvaro de criar um Samae Regional e romper com a Casan já não é algo mais tão concreto assim. O assunto já foi debatido com mais ênfase, mas nos últimos dias Salvaro parece ter sido desencorajado por alguns conselheiros a abraçar o Abacaxi.

Muda pouco

A proposta de fusão entre PSD, PSDB e DEM, que vem sendo debatida pelos líderes dos partidos, em tese, teria pouco impacto na eleição de Içara. Ao que tudo indica os três partidos devem estar no mesmo palanques, resta saber se será como três legendas ou como uma só

Bom encontro

MDB do Sul realizou sábado um grande encontro regional em Içara. Na avaliação do vice-prefeito Sandro Giassi Serafim um encontro promissor. “Muitas lideranças presentes e um debate bastante positivo. Falou-se muito da união do partido e da importância da nossa militância nesse novo processo político que o país vive”, ressaltou. Claro, que a pauta incluiu também a eleição para o diretório estadual, a posição de independência e de oposição aos líderes nacionais e, evidentemente, de eleições 2020.

Reforma

Relator da reforma administrativa na Assembleia Legislativa o Deputado Luiz Fernando Cardoso disse nesta manhã na Difusora que os deputados irão cumprir o prazo e colocar o projeto em votação no dia 22 de Maio. “Realizamos audiências públicas para tratar do assunto e ampliar o debate. Há uma série de pontos que precisam ser analisados e ajustados pela Assembleia. Tem questões como conflito de poder, tem a extinção dos fundos como o de Turismo e também questões envolvendo o funcionalismo que precisam ser resolvidas. Não queremos desconfigurar a proposta porque ela veio do governo, mas alguns pontos precisam ser revistos”

Otimismo

CDL de Içara com confiança elevada para a Venda do Dia das Mães. Projeção é de superar em pelo menos 10% as vendas em comparação com o ano passado. “É a segunda melhor data do ano para o comércio. Estamos nos preparando com horário especial e prêmios para manter o ritmo de recuperação

Casos de dengue

O aumento dos casos de dengue em todo o País será alvo de debate na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira. O requerimento, de autoria da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), poderá ser votado nesta terça-feira (30) pelo colegiado. No documento, a parlamentar manifesta preocupação com o crescimento da doença e com o número de óbitos causados pela dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos prováveis de dengue no Brasil, até fevereiro deste ano, cresceu 149 %, mais que dobrou em comparação ao mesmo período de 2018. Quando verificado a incidência, em 2019, os casos chegam a 26,3 por 100 mil habitantes. Ainda segundo a pesquisa, o número de óbitos pela doença teve aumento de 67%.

Com Bolsonaro

Santa Catarina deve ser o estado que, proporcionalmente, mais contribuirá para aprovar a Reforma da Previdência. A estimativa, feita pelo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC), abriu caminho para que a bancada se reúna com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o presidente da República, Jair Bolsonaro, para cobrar parte da dívida histórica que o governo federal tem com o Estado. De acordo com Peninha, uma reunião na próxima semana será marcada para que os deputados e senadores definam as prioridades de Santa Catarina.

Encontro

Durante a participação na segunda reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em São Paulo, o governador Carlos Moisés defendeu que projetos de lei de socorro aos estados brasileiros tramitem no Congresso ao mesmo tempo em que o Legislativo delibera sobre a Reforma da Previdência. Embora reconheça a importância do ajuste no sistema previdenciário, Moisés frisou que as unidades da federação precisam de medidas urgentes para recuperarem a capacidade de investir.