Acusados são apontados como autores de um furto em um estabelecimento de Orleans

Criciúma

A Polícia Civil cumpriu ontem (18) dois mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão em Criciúma. A ação faz parte de desdobramentos da investigação de um furto qualificado ocorrido no dia 15 de abril em uma joalheria e ótica do Centro de Orleans. Dois homens suspeitos de realizar o crime foram presos durante a operação.

No dia 30 de abril, já haviam sido cumpridos outros três mandados de busca, também em Criciúma. A Polícia Civil apreendeu parte das joias furtadas, um veículo Honda Civic, uma motocicleta e aparelhos eletrônicos, todos adquiridos com o lucro dos produtos levados no furto.

Os policiais também identificaram dois receptores, que eram compradores de ouro em Criciúma. Todos residiam em Criciúma. Os recebedores eram responsáveis por comprar as joias, derretê-las e colocá-las novamente no mercado depois do beneficiamento. O grupo havia se associado para assaltar joalherias do Sul de Santa Catarina.

A Polícia Civil solicitou o sequestro e o arresto de dinheiro e bens dos suspeitos, o que foi deferido pelo Poder Judiciário de Orleans, com manifestação favorável do Ministério Público. Ao todo, os bens apreendidos, somando dinheiro, joias, veículos, eletrônicos e vestuário totalizaram aproximadamente R$ 111.000,00, que serão destinados à vítima após leilão, como forma de indenização ao prejuízo causado.

A investigação da participação de um quinto suspeito, que também seria comprador de ouro, ainda está em andamento. O envolvimento dele no crime será confirmado ou descartado após o fim das perícias realizadas pelo Instituto Geral de Perícias (IGP).

Segundo a polícia, o inquérito deverá ser concluído em dez dias, com o indiciamento dos investigados por furto qualificado pelo arrombamento e concurso de pessoas, associação criminosa (antiga quadrilha) e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 21 anos de reclusão.

Participaram das operações agentes das delegacias de Lauro Müller, Forquilhinha, 2ª Delegacia de Polícia, Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma e Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Criciúma.