Multinacional com matriz na cidade já transferiu fusão de fritas para São Paulo

Içara

A transferência do hub cerâmico do Sul de Santa Catarina para o eixo paulista demonstra também o início da migração dos fornecedores de matérias-primas. Em Içara, a Smalticeram, multinacional italiana instalada às margens da BR-101, desligou um dos fornos devido ao fechamento do setor de fusão de fritas. Segundo a empresa, a transferência para Mogi Guaçu, em São Paulo, faz parte da estratégia de estar mais próxima dos clientes, com redução do custo de transporte e agilidade na logística.

“A Smalticeram, colorifício italiano no setor de insumos para cerâmica, com o propósito de elevar os padrões operacionais, está investindo em uma nova unidade fabril na cidade de Mogi Guaçu-SP. Esta unidade já pertenceu a um colorifício e estava locada à Smalticeram. Toda a estrutura estava em pleno funcionamento há dois anos. A unidade de Içara continuará com os trabalhos normalmente, porém o setor de fusão de fritas ficará centralizado em SP”, garante, em nota, a empresa.

Conforme divulgado pela Smalticeram, a decisão de adquirir a unidade representa um momento histórico para a organização, pois permitirá consolidar e centralizar todo o setor de produção de fritas em um único local. “Caso semelhante ocorreu nas unidades da Europa, centralizando a fusão de fritas na unidade espanhola. Essa mudança nos ajudará a fortalecer nossa eficiência, melhorar nossa produtividade e, o mais importante, garantir um serviço ainda mais excepcional aos nossos clientes”, completa.

Vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma, Içara e Região, Edson Rebelo indica que a transferência de uma parte das atividades para São Paulo representa o desligamento de 22 colaboradores. “Nos pegou de surpresa essa informação, estivemos na empresa há 10 dias e ninguém nos falou nada sobre o que estava acontecendo”, apresenta. A multinacional fabrica e vende tintas, esmaltes, granilhas, pigmentos e fritas para cerâmica. Atualmente, 70 profissionais continuam em outros setores da matriz de Içara.

Sindicato orienta funcionários demitido na Dexco

Após o encerramento das atividades na cerâmica Dexco, cerca de 150 trabalhadores perderam seus empregos. Por isso, o Sindicato dos Trabalhadores Ceramistas realizou uma reunião na tarde de ontem (3) para orientar os ex-funcionários sobre seus direitos trabalhistas em caso de demissão sem justa causa e apresentar oportunidades de trabalho em empresas da região.

Cerca de 30 pessoas estiveram presentes no encontro. O presidente do sindicato, Itaci de Sá, informou que 98 funcionários foram demitidos na Eldorado e 48 na Portinari, totalizando cerca de 180 demissões, superando a estimativa inicial de 150. Os trabalhadores se surpreenderam com os desligamentos, mas o sindicato está oferecendo apoio e busca auxiliar na recolocação profissional dos ex-funcionários.