Câmaras da região iniciam o ano com os novos eleitos

31

Casas legislativas tiveram a primeira sessão ordinária do ano e definem comissões permanentes

Içara, Criciúma e Balneário Rincão

O fim de tarde e início da noite de segunda-feira (1º) foi o momento de início das casas legislativas da região, assim como ocorreu em âmbito estadual e federal (leia matéria na página anterior e da segunda matéria desta página).

As Câmaras de Vereadores, em geral, aproveitaram a primeira sessão ordinária para definir as comissões permanentes e ouvir a fala de abertura dos chefes do executivo.

No caso da Câmara Municipal de Içara, diferentemente de Criciúma, nunca houve a participação de prefeitos na primeira sessão ordinária. A primeira sessão da 15ª legislatura, iniciada por volta das 19 horas, ficou reservada apenas para a proclamação das quatro comissões permanentes da Casa: Constituição, Justiça e Redação; de Finanças, Orçamento e Contas; Serviços Públicos; e Saúde Pública (já divulgadas no Jornal Gazeta na sexta-feira).

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, não houve público no plenário. As sessões foram transmitidas ao vivo pelas páginas das câmaras no Facebook. “É uma nova legislatura que se inicia e vamos trabalhar com responsabilidade e com diálogo com todos os vereadores. E esperamos também que todos votem no que for melhor para Içara, sempre pensando no bem da cidade”, falou o presidente do legislativo Itamar da Silva (PP). Hoje tem sessão mais uma vez.

Prefeito e vice em Criciúma

Na primeira sessão ordinária da 19ª legislatura de Criciúma, os vereadores também definiram as comissões permanentes para o atual mandato. O encontro contou com a presença do prefeito Clésio Salvaro e do vice Ricardo Fabris.

O chefe do Executivo destacou em discurso os principais objetivos para a sua atual administração municipal nos próximos anos. “Poder vir aqui e conversar com as vereadoras e vereadores daquilo que fizemos e pretendemos fazer é uma oportunidade que eu não abro mão. Muitas coisas vamos ter que fazer e, muitas vezes, voltarei a essa Casa para conversar”, frisou Salvaro.

O presidente da Câmara, Arleu da Silveira, no discurso de abertura dos trabalhos ordinários pontuou assuntos a serem tratados na Casa. “Nós precisamos trazer empresas para Criciúma, aumentando a geração de emprego e renda. Tenho certeza que todos os vereadores vão brigar muito por isso”.

Na sessão definiu-se as comissões permanentes. Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, o presidente é Júlio Kaminski (PSL), com Toninho da Imbralit (PSDB) como vice, Nícola Martins (PSDB), secretário e Juarez de Jesus (PSD) membro. Na Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Turismo, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Direitos Humanos, Giovana Mondardo (PCdoB) é a presidente, com Paulo Ferrarezi (MDB) de vice, Manoel Rozeng (DEM), secretário e Roseli de Lucca (PSDB) membro. Na Comissão de Obras, Transporte, Indústria, Comércio, Abastecimento e do Trabalho, Salésio Lima (PSD) é o presidente, Márcio Daros (PSDB) é o vice, Obadias Benones (Avante) o secretário e Miguel Pierini (PP) membro. E na Comissão de Fiscalização, Controle e Orçamentos há os vereadores Zairo Casagrande (PDT), Geovana Zanette (PSDB), Daniel Antunes (PSL) e Jair Alexandre (PL), mas a definição ocorre nos próximos dias.

Indicações na Câmara do Rincão

Na Câmara do Balneário Rincão, os trabalhos da primeira sessão ordinária foram votoações de indicações ao executivo, todas aprovadas.