Atualmente são retirados mais de 280 mil litros por mês dos gados leiteiros no município içarense

Içara

Os agricultores da Associação dos Produtores de Leite de Içara já estão tendo resultados com a plantação das cinco toneladas de aveia e azevém nas propriedades. Em uma estimativa feita pela Secretaria de Agricultura, o incremento na produção de leite chegou a até 25% desde que o gado leiteiro começou a se alimentar da pastagem. As sementes foram doadas pela Prefeitura de Içara no dia 6 de maio deste ano.

“Com as sementes doadas eu consegui plantar quatro hectares de vegetação. Hoje trabalhamos com 25 animais de produção e a melhora na produção foi significativa. O gado acaba ficando mais tranquilo, inibe a depressão do animal, além do animal ficar mais forte, visto que nessa época do ano eles costumam ficar mais magros pela falta de pastagem. Só temos a agradecer ao Governo Municipal pelo incentivo”, disse o produtor Realdo Anterio Ventura.

As entregas das sementes foram feitas por meio do programa Pró Leite. “Hoje a produção de leite gira em torno de 280 mil litros por mês no município. O gado leiteiro precisa de outra alimentação, além da ração. A aveia e o azevém vieram para dar esse reforço na saúde do animal, elas rebrotam até três vezes depois que o gado come”, revelou o médico veterinário da prefeitura de Içara Saulo da Boit Goularte.