Pescadores do Rincão comemoram a chegada da tainha

317

Na sexta-feira, cerca de 12 toneladas do peixe caíram na rede

Demorou um mês e meio, mas elas finalmente chegaram. A manhã de sexta-feira foi de comemoração para os pescadores de Balneário Rincão, quando mais de 12 toneladas de tainha caíram na rede. A alegria e o entusiasmo são evidentes, uma vez que desde o início da safra da tainha, no dia 1º de maio, o peixe ainda não havia dado o ar da graça.

Segundo João Picollo, presidente da colônia de pesca Z-33, a água fria facilita a chegada do cardume. “Estamos monitorando desde o dia 1º de maio, mas a temperatura da água não estava favorável.  Agora com a baixa temperatura, mesmo que ainda não seja a ideal, as tainhas chegaram.  Finalmente”, comemorou.

Cerca de 20 canoas entraram no mar para fazer cerco aos peixes. “O mar também está calmo e isso facilita a entrada das nossas canoas. Esperamos que isso se mantenha para os próximos dias”, comenta.

Picollo ainda explica que a partir de agora a expectativa é a melhor.  “A tendência é de que a água esfrie ainda mais e com isso os cardumes vão aumentar. Esperamos que as próximas notícias sejam ainda melhores e que ultrapasse as 12 toneladas de ontem”.

De acordo com o presidente da colônia de pesca, em 2018 foram capturadas mais de 80 toneladas de tainha e a expectativa para este ano é de ultrapassar esta meta. “Demorou, mas a chegada foi boa. Seguimos monitorando as praias entre Laguna e Passo de Torres. Acreditamos que a meta do último ano será superada”, avalia.

Sobrevivem da pesca, cerca de 400 famílias, entre Jaguaruna e Barra Velha, que são cadastradas na colônia Z-33. Os demais pescadores possuem liberação para a pesca por meio de uma carteira que lhes dá a devida autorização.